MINISTRO DO INTERIOR APELA SIC CABINDA RIGOR NO COMBATE AOS CRIMES INFORMÁTICOS
O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho que trabalha na província mais ao Norte de Angola, Cabinda, pediu, ao efectivo do SIC, maior atenção, rigor e profissionalismo na investigação e esclarecimento de crimes cometidos nas redes sociais e telemóveis.
O responsável baixou tais orientações durante sua intervenção no acto de inauguração da sede do SIC, Cabinda.
“Uma atenção especial deve ser prestada aos crimes cibernéticos, pois, a Província de Cabinda tem sido o epicentro dos autores deste tipo de criminalidade, que recorrem a perfis falsos e outros meios fraudulentos para o cometimento de burlas, chantagem e outros actos ilícitos” sublinhou, revelando sentimento de um dirigente que conhece o fenómeno.
Para fazer face a esta exigência, o responsável disse que “queremos um SIC moderno, dinâmico e mais actuante, que esclareça em tempo oportuno os crimes cometidos pelos cidadãos e grupos organizados, com destaque para a corrupção, o branqueamento de capitais, as fraudes financeiras, o dano e furto de bens públicos, dentre outros,” rematou.
Para terminar, Laborinho ressaltou a importância de prestar o serviço com o espírito de união e cooperação c os demais órgãos que concorrem na manutenção da segurança e ordem pública.
“É imperioso que a Direcção Provincial do SIC reforce as relações de trabalho com a Polícia Nacional, através da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), sem descurar a cooperação institucional com os outros Órgãos de Defesa e Segurança, porquanto, unidos somos mais fortes”, concluiu.
Integram a comitiva do Ministro do Interior, o Diretor Geral do SIC, Segundo Comandante Geral da PNA, Directores Nacionais da DIE, DEIA, Gabinete do ministro, GCII, CISP, CPS e quadros séniores.
Em atualização
LER MAIS…