Thursday Novembro 28, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ANGOLA SOBE NO RAKING MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA. MISA ANGOLA E SINDICATO DOS JORNALISTAS DIZEM QUE ORGÃOS PÚBLICOS ARQUIVARAM MANUAIS DO BOM JORNALISMO.

Angola é o pais lusófono que mais subiu no índice da liberdade de imprensa 2024, segundo o relatorio da organização  reporteres sem fronteiras.

segundo o documento, A liberdade de imprensa em todo o mundo está a ser ameaçada pelas mesmas pessoas que deveriam ser o seu guardião, as autoridades políticas.

A conclusão é do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa 2024: Jornalismo sob pressão política divulgado nesta sexta-feira, 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que regista uma queda média global de 7,6 pontos.

Entre os países africanos de língua portuguesa, o destaque vai para Angola que deixou o grupo de Estados em situação difícil para problemática e subiu da POSIÇAO  125 em 2023 para 104. em 2024, num total de 180 analisados.

Melhores e piores

O Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2024 lembra que 12 jornalistas foram mortos, em todo o mundo, neste ano, e que até hoje 544 jornalistas e 26 profissonais dos meios de comunicação foram detidos.

Falando esta manha por ocasiao da data, o presidente do Misa Angola André Mussamo, disse ser necessario se resgatar o bom jornalismo das masmorras de pessoas com objectivos inconfessos.

Mussamo voltou a falar sobre op jornalismo feito na imprensa publica tendo dito que nestes orgaos de comunicaçao, os manuais de jornalismo foram arquivados.

E o Sindicato Jornalistas Angolanos,  lamenta o facto de mais uma vez a data ser celebrada com situações que configuram atropelo as leis, sendo que os puderes de regulação do sector, continuam na esfera do executivo, contrariando a legislaçao.

Teixeira cândido, presidente do sindicato, não deixou de lançar um olhar a imprensa pública que, na sua optica, não tem feito um jornalismo que visa o desenvolvimento do país.

Visitas519

66 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *