Thursday Setembro 19, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

LEIA O DISCURSO DA CAMARADA LUÍSA DAMIÃO, VICE-PRESIDENTE DO MPLA, NA REUNIÃO COM OS SEGUNDOS SECRETÁRIOS PROVINCIAIS E SECRETÁRIOS PARA ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, PARA POLÍTICA DE QUADROS E ASSUNTOS POLÍTICOS ELEITORAIS DO MPLA.

1. É com imensa satisfação que em nome da Direcção do MPLA estendo um abraço forte e endereço efusivas saudações patrióticas, aos camaradas segundos secretários provinciais e aos camaradas Secretários dos Comités Provinciais participantes à esta Reunião, que reputamos de muito importante para o nosso trabalho político e para os desafios que se colocam ao nosso Partido.

2. Por isso, saúdo o árduo trabalho que têm feito fruto das tarefas que vos são acometidas e pelo apoio que têm dado aos camaradas Primeiros Secretários Provinciais para fazer funcionar a nossa máquina político-partidária, nas estruturas intermédias e de base, assim como nas organizações sociais do glorioso MPLA.

3. Reconhecemos que muitas vezes trabalham em circunstâncias difíceis, mas têm sabido ultrapassar as dificuldades, faça chuva ou faça sol. A vida política é sempre desafiante só os verdadeiros dirigentes e quadros convictos, são capazes de estar à altura dos desafios. Por isso, recebam todo o nosso reconhecimento e o nosso encorajamento.

4. Como é do domínio dos camaradas, o MPLA realizou o II Encontro Metodológica Nacional sobre o Trabalho do Partido, ocasião, que serviu para partilhar as estratégias de trabalho político e dinamizar as suas estruturas aos vários níveis.

5. Na sequência da II reunião Metodológica, os Departamentos e Gabinetes do Comité Central, realizaram igualmente, reuniões metodológicas no sentido de materializarem do ponto de vista táctico e operacional, as orientações e estratégias, da direcção do nosso Partido, liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço.

6. Caros camaradas

7. O mundo mudou e, por conseguinte, a emergência de fenómenos novos e complexos, de tal sorte que, ocasiões como estas, devem servir para que os órgãos do Partido, procedam a uma leitura profunda do contexto interno e externo, aproveitando ao máximo, os nossos pontos fortes e as oportunidades que o ambiente externo nos oferece.

8. Temos estado a referir com alguma regularidade que, o novo quadro demográfico, marcado essencialmente pela predominância da juventude, tem promovido em todas as sociedades e em particular na nossa, o surgimento de novos sujeitos e actores políticos, alterando significativamente a configuração do cenário político e da sua percepção.

9. O campo da chamada “subpolítica” é já uma realidade entre nós, com ele novos assuntos emergem e novas narrativas vão ganhando cada vez mais força, o que demanda das estruturas nosso Partido não apenas especial atenção, mas a capacidade objectiva de adaptação e readaptação a esta nova realidade.

10. Caros camaradas;

11. Neste sentido, o nosso desafio continua a ser a implementação de mecanismos eficientes de comunicação com os distintos públicos de eleitores, sem ruídos e monólogos, que promova a unidade e a interacção constante com e entre os militantes, e com os quadros aos vários níveis, tendo em conta a melhoria do nosso “score político” em 2027.

12. Aos segundos secretários e demais responsáveis impende a responsabilidade de continuar a assegurar a materialização das orientações dos órgãos e organismos superiores do Partido, no domínio da organização e mobilização, tarefas essenciais para vencermos os desafios do presente e do futuro.

13.  Isto quer dizer, por outro lado, que devem continuar auxiliar os Primeiros Secretários Provinciais no cumprimento das orientações dos órgãos e organismos nacionais e preparar as condições internas que estimulem a criatividade e a inovação nas formas de fazer política, sobretudo na atracção de novos militantes, sem olvidar a revitalização constante das estruturas do Partido e uma atenção especial às organizações sociais e associadas ao MPLA.

14. Estimados camaradas;

15. O reforço da Inserção do MPLA na sociedade implica o domínio e a participação nos espaços de interacção onde são moldadas as percepções e o sentido da opinião social.

16. Uma tarefa eficiente dos activos humanos no seio do Partido deve permitir a identificação de quadros adequados para o debate político, para a transmissão dos ideais do nosso Partido e para a capitalização política das realizações do Executivo, conforme os desígnios da Agenda Política do presente ano.

17. Como referi anteriormente, o fenómeno político na actualidade assume cada vez mais contornos cívicos. O reforço da empatia e da sindicância política ao nosso Partido passa também pela qualidade da nossa participação em dinâmicas interactivas e associativas da sociedade, sobretudo da sociedade civil.

18. A nossa presença na mídia, com realce para as redes sociais, a par do contínuo estreitamento da cooperação com as organizações da sociedade civil, com destaque para as igrejas, as associações cívicas e demais veículos sociais deve ocupar um lugar de destaque na agenda estratégica dos nossos comités provinciais.

19. Precisamos apresentar resultados sobre o que tem sido orientado em relação ao aprimoramento das nossas estatísticas, a inserção na sociedade e atenção especial que as estruturas de base merecem.

20. Precisamos igualmente, continuar o trabalho de investigação e divulgação da nossa história, para o contínuo reforço da nossa mística inovando na nossa forma de ser e estar à luz destes novos tempos, aumentando a nossa paixão e amor ao nosso Partido.  

21. Caros dirigentes e quadros, quero aproveitar essa soberana ocasião, para reafirmar mais uma vez, o nosso apoio ao Camarada Presidente João Loureço, eleito democraticamente para dirigir os destinos do País.

22. Os nossos adversários fazem um jogo baixo, estamos atentos às suas manobras subversivas e temos de lhes responder como sempre, com muito trabalho e na defesa do Estado Democrático de Direito, na defesa da unidade nacional e da estabilidade política.  

23. Auguro que esta Reunião, permita, sobretudo, o redobrar dos esforços, ao nível do trabalho político e continuarmos a criar e inovar na forma de fazer política, que requer cada vez mais inteligência estratégica, mais unidade e coesão, que sempre acompanhou o nosso percurso de lutas e vitórias.

24. Com essas palavras, declaro aberta a Reunião com os Segundos Secretários Provinciais e Secretários para Organização e Mobilização, para a Política de Quadros e Assuntos Políticos Eleitorais do Partido.

Visitas121

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *