MINISTRO DO INTERIOR, MANUEL HOMEM, GARANTE ACTUAÇÃO REPUBLICANA COM ELEVADO SENTIDO PATRIÓTICO
AGENTES DA POLÍCIA APANHADOS PELO NA MIRA A EXTORQUIR VENDEDEIRAS DO MERCADO DA CERÂMICA
Alguns efectivos da Polícia Nacional (PN), colocados no Comando de Cacuaco, em Luanda, têm-se deslocado até a entrada da Cerâmica, onde existe um pequeno mercado, para extorquir as vendedeiras que aí se encontram.
Por: Kihunga Bessa
Segundo às senhoras que accionaram o NA MIRA DO CRIME, os efectivos deslocam-se até aquele local propositadamente para amealhar alguns kwanzas que as senhoras conseguem com a zunga.
Na manhã desta terça-feira, 26, uma equipa deste jornal deslocou-se até ao local onde flagramos dois agentes da Ordem Pública (na imagem) a receberem dinheiro das senhoras, depois de apreenderem os negócios.
Os agentes, para não serem descobertos, levaram as senhoras por baixo da pedonal e receberam dinheiro de forma camuflada.
O NA MIRA DO CRIME ouviu uma das vendedeiras identificada por Neusa, que explicou que é prática de efectivos da Polícia receberem mercadorias sob acusação de estarem a vender em local impróprio, e serem obrigadas a pagar de 1000 até 3 mil kwanzas para reaver os bens.
“O pagamento varia da quantidade do negócio aprendido. Se o negócio for muito, chegamos a pagar até no máximo 3000 kwanzas, e se for pouco, o mínimo que se paga é 1000 ou 500kwanzas”, descobriu.
Francisca, outra vendedeira, que também viu o seu negócio aprendido pelos agentes, acrescentou que as senhoras que aí se encontram têm noção que é um local de risco, mas é exactamente aí onde o negócio rende. Quanto aos polícias, o segredo é um… “pagar”.
Fonte: namiradocrime.info