Tuesday Dezembro 3, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

TRABALHADORES DA ENSUL DENUNCIAM ESQUEMAS DO IGAPE PARA O NÃO PAGAMENTO DAS SUAS INDEMINIZAÇÕES.

Mais de três mil trabalhadores da Empresa de Supermercados de Luanda (ENSUL U.E.E), que foram despensados desde a paralisação desta empresa pública, continuam a exigir as suas indemnizações, pagamento da segurança social e outras compensações.

A denúncia foi tornada pública durante uma conferência de imprensa, onde os trabalhadores atribuem a culpa da morosidade no processo, e uma suposta falta de vontade de garantir os seus direitos laborais, por parte do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

António Manuel, porta voz dos trabalhadores, diz estar descontente porque a empresa foi fundada nos anos 70, tendo decretação a sua falência em 2001, e tinha sido criada uma comissão liquidatária liderada por Miguel Catraio, que não chegou a pagar todas as compensações.

“Foram pagos perto de 2 mil e quinhentos trabalhadores, mas ainda assim faltam muitos a serem pagos, os que não foram indemnizados” frisou, acrescentando que fou então nesta altura que fruto de uma carta enviada à Casa Civil do Presidente da República, foi orientado que o processo fosse doravante coordenado pelo Ministério das Finanças por intermédio do IGAPE, coisa que tem sido demorado segundo afirmam.

Os trabalhadores garantem que a empresa ainda não foi extinta, e que o processo não foi ainda concluído por conta da falta de vontade de altos funcionários do IGAPE, que tem retardado, por isto exigem que sejam inscritos na segurança social.

“Vários outros trabalhadores de outras empresas públicas estão a ser indemnizados, mas nós que o nosso processo está quase no fim, até aqui nada, por falta de vontade do Ministério das Finanças e o IGAPE” denunciaram.

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado promete se pronunciar nos próximos dias. Em actualização…

Repórter Delgado Teixeira

Visitas2586

522 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *