Friday Setembro 20, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

GRAVIDEZ PRECOCE NO BELO MONTE “A CADA 5 MENINAS ADOLESCENTES UMA ESTÁ GRÁVIDA”

Foram capacitados 60 delegados (jovens e adolescentes) católicos para conscientizar 6 mil jovens entre 12 e 18 anos, numa campanha de consciencialização porta a porta sobre a gravidez precoce e o aborto no Belo Monte, Distrito Urbano dos Mulenvos de Baixo no município de Cacuaco em Luanda.

Os delegados da ACGPA (Acção Contra Gravidez Precoce e Aborto) foram munidos de vários conhecimentos e equipamentos para comunicar as comunidades locais sobre as causas e consequências psicológicas, sociológicas, jurídica e religiosas… que resultam da gravidez precoce e o consequente aborto num seminário de três dias que decorreu nos últimos três dias de junho. Vários especialistas sobre a matéria participaram deste ciclo de palestras com destaque ao médico geral Patrício Inion formado pela Universidade Agostinho Neto, Cátia João jurista, um psicólogo, sociólogo e sacerdotes.

A campanha que terá duração de seis meses é uma iniciativa do padre Kiabílua Lândana Jean Bosco, Missionário Oblato de Maria Imaculada que na sua observação de três anos no Belo Monte “a cada seis adolescentes uma está grávida ou carrega um bebé” o que segundo clérigo, contribui para a pobreza e miséria na referida comunidade. No final da formação de capacitação dos jovens o sacerdote ficou satisfeito com a participação e a entrega dos jovens na formação.

“essa actividade se realizou muito bem, porque encontrei o meu desejo, aquele de ter muitos jovens a participar e, notei também uma dedicação da juventude que ficou no primeiro, segundo e terceiro dia que encerramos com uma grande missa de acção de graças. Para mim já é um toque para levar a juventude a entender muito bem que esta realidade da gravidez precoce e aborto contribui muito no factor da miséria e a pobreza neste bairro e acredito que a participação dos jovens já fala muito, os jovens participaram com as perguntas, há dias que chegamos a vinte, trinta perguntas, significa que encontraram um interesse sobre esta actividade que pode ajudar a melhorar a sua vida.” Avaliou padre Jean Bosco vigário de São Marcos.

Depois deste primeiro ciclo de formação, os recém capacitados vão entrar em acção, durante este período de férias após exames para conscientizar outro jovem.

vamos iniciar uma campanha com desejo de atingir seis mil jovens do nosso bairro Belo Monte com idade entre 12 e 18 anos com uma filosofia de trabalho bem feito, quer dizer que, é a vez do jovem conscientizar outro jovem. Conseguimos fazer um folheto que resume tudo que foi dito durante o seminário. Pelo menos se podermos atingir mil jovens em um mês, acredito que em seis meses podemos conscientizar 6 mil jovens.” Garantiu o sacerdote de nacionalidade Congolesa democrata.

Segundo o médico Patrício Inion que aponta a pobreza como uma das causas, Angola é o segundo país em África com a maior taxa de gravidez precoce, porém recomenda um esforço conjunto (Governo, Igrejas e Famílias) para erradicar tal realidade.

A gravidez é um fenômeno mundial embora Angola esteja em segundo lugar em África com maior taxa e para combater isso é um fenômeno que leva a responsabilidade de toda comunidade, porque quando falamos da pobreza que é uma das causas nas jovens para se engravidarem não é o próprio jovem adolescente que vai combater a pobreza é o Estado, os pais a Igreja, outro sim nestas palestras são os adultos que envolvem as meninas na vida sexual sedo e para tal temos que conjugar esforço de todos”.

O Benísio Ilifavalo da Comissão Pastoral da Família em São Marcos refere que os pais devem ultrapassar o tabu que pai não deve falar assuntos de sexualidade com a filha deixando simplesmente este papel as mães. “quando eu digo pais refiro-me ao pai, mãe… vamos todos trabalhar, tanto para as meninas quanto para os rapazes não pode haver separação de que a mãe fala com a menina e o pai fala com rapaz, não”.

Em 2021 a taxa dos jovens que engravidam cedo em Angola somava 18 mil.

Os delegados manifestaram a sua prontidão para levar a cabo este desafio de que os jovens são os principais atores e simultaneamente vítimas.

foi bom participar desta formação agora estamos preparados para entrar em acção porta a porta transmitindo as causas e consequências da gravidez precoce e o aborto.”

Durante os três dias de formação com palco no centro de São Marcos os participantes tiveram direito a um manual de instruções, T-shirts, almoço e transporte disponibilizado pelo padre Jean Bosco que tem vindo a mobilizar apoios em fontes até aqui anônimas.

Reportagem: Benhão Sapo

Visitas143

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *