Sunday Novembro 3, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

MANIFESTANTES TESTAM A FÉ DA POLÍCIA NO DIA DE ANIVERSÁRIO COM MANIFESTAÇÃO AGENDADA EM LUANDA.

O movimento Unidade Nacional Total de Revolução de Angola (UNTRA) convocou um protesto para este Sábado, 22 de junho, em Luanda, contra o elevado custo de vida e dos transportes e os grandes níveis de criminalidade e desemprego. O movimento refere que a manifestação prevista é também contra a intolerância política e a detenção arbitrária de activistas.

A manifestação acontece no dia em que a Polícia Nacional comemora o seu 45° aniversário, colocando assim em cima da mesa a possibilidade de estarem a testar “a fé dos homens das fardas azuis”.

Num comunicado a que a Rádio Casimiro teve acesso a Amnistia Internacional, lembra que “as autoridades devem respeitar os direitos dos manifestantes”.

A ONG lembra ainda que “desde 2020, em manifestações pacíficas, que a Amnistia Internacional tem documentado como as autoridades angolanas disparam, de forma frequente e ilegal, contra manifestantes, utilizando balas reais e gás lacrimogéneo e efetuado detenções em massa, entre outras violações”.

“A manifestação planeada para 22 de junho não deve ser uma ocasião para a polícia angolana prender arbitrariamente pessoas ou disparar contra manifestantes pacíficos com balas, gás lacrimogéneo ou canhões de água, como tem feito repetidamente no passado”, alerta Vongai Chikwanda, Diretor Regional Adjunto da Amnistia Internacional para as Campanhas na África Oriental e Austral.

Visitas189

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *