Thursday Setembro 19, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

GRUPO DE DANÇA NGUNZU YETU COMPLETA DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA A MEIO A DIFICULDADES.

O Grupo de Dança Cultural denominado Ngunzu Yetu, situado em Luanda, completa na próxima quinta-feira, 12 de Setembro, dez anos de existência desde a sua fundação.

Em meio a falta de promoção de eventos culturais e actividades similares, o grupo tem ultrapassado estas dificuldades apresentando-se em eventos sociais e políticos com danças típicas das nossos diversos e ricos grupos étnicos.

Em entrevista exclusiva a Rádio Casimiro, a Directora do Grupo, referiu que o intercâmbio com as instituições e pessoas singulares tem sido uma motivação, de ir atrás e sempre que necessário ter conhecimento da matéria, e fazer com inteligência para futuramente haver um crescimento sustentável para o país do ponto de vista cultural, e acima de tudo o desenvolvimento profissional de cada um dos integrantes deste grupo folclórico.

“Nós Grupo Cultural Ngunzu Yetu, Levamos a cultura Angolana, dentro e fora do país com o compromisso de mostrar a nossa cultura ancestrais , e  é sim possível  viver da Cultural,  mas para isso acontecer é necessário criarmos métodos,  estudo de viabilidade, e dar oportunidade e parcerias culturais” assegurou a responsável.

Ana Salvador, avançou ainda que apesar das dificuldades a diversas, o grupo tem através de workshops, palestras, fóruns, conferências, onde o tema principal deve ser a cultura angolana, e suas origens porque no que tange as dança, as canções, os ritmos, os instrumentos, os trajes típicos, as línguas, tudo isso desenvolve o crescimento econômico do país e aumenta o turístico de cada país.

“Hoje nós temos oportunidade, fazer porque gostamos e vamos atrás dos terceiros como Empresas públicas e privadas, instituições de caridade, fundação, lares, restaurantes, e tantas outras, para parcerias de apresentação cultural, e somos bem aceite” assegurou, acrescentando que o Grupo Ngunzu Yetu não tem sentido o impacto negativo, porque tem traçado planos e estratégias culturais.

O Grupo de Dança Cultural Ngunzu Yetu, foi criado a 12 de setembro de 2014 no Distrito Urbano do Rangel, Município de Luanda, tem como actual Directora do Grupo, Ana Salvador, e conta com 15 elementos, desde Percussionista, Marimbeiros e Bailarinos.

Usa nas suas apresentações instrumentos tradicionais como o Batuke,  Marimba, Dikanza, Kissange, sem esquecer os trajes típicos da nossa terra.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas202

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *