Saturday Julho 27, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ESCOLA RURAL CLAMA POR CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO

Icolo e Bengo – A Escola Rural de Capacitação de Artes e Ofícios Cidadela Jovens de Sucesso Kalakala, no município do Icolo e Bengo, tem dificuldades de implementar as aulas de agricultura, em tempo de cacimbo, por falta de água, soube-se hoje.

Implantada num espaço de 10 hectares, a instituição alberga em regime de internato e forma jovens e adolescentes vulneráveis, gratuitamente, em agricultura, carpintaria, serralharia, electricidade e alvenaria.

Em entrevista à ANGOP, o director da escola, Manuel Augusto Sacato, fez saber que seria importante que o organismo de tutela consiguisse um sistema potente de captação de água, para tirar o líquido que dista a cerca de dois quilómetros do campo agrícola.

Esta escola, existente desde 2008, faz parte de um projecto do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social e o Instituto Nacional de Formação Profissional, tendente a promover escolas rurais em todo o país.

O responsável revelou que, por falta de água em tempo seco, as aulas sobre a prática da agricultura têm sido deficitárias, pelo que augura ver solucionada essa situação, de modos produzirem tomate, cebola, batata, hortaliças, entre outras culturas.

“Gostaríamos de potenciar a agricultura para sermos autosuficientes ao ponto de termos excedentes para vender”, disse.

A instituição tem uma capacidade instalada de albergues para 120 internados mas está apenas com cerca de 90 porque os demais desistiram por incapacidade de adaptação e outros por doença, uma vez que o centro encontra-se isolado do ambiente urbano, na comunidade de Mazozo, cerca de 12 quilómetros da vila de Catete.

O responsável notou que para suprir a demanda do centro, em termos de consumíveis, seriam necessários cinco milhões de kwanzas por mês, ao contrário dos actuais dois milhões de que beneficiam.

Por outro lado, a via que liga a Estrada Nacional (EN230) à escola está em mau estado, para a qual solicita uma intervenção paliativa.

A instituição carece ainda de material didático e carteiras em número não revelado.

Os jovens, oriundos de várias províncias do país, beneficiam da formação académica e profissional de nível básico à custo zero e para serem aceites na instituição devem ser vulneráveis e idades entre 12 e 14 anos.

Visitas135

6 Comments

  • hey there and thank you for your information –
    I’ve certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise some technical points using this web site, as
    I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load properly.

    I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading
    instances times will sometimes affect your placement in google and could damage your quality score if
    ads and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS
    to my email and can look out for much more
    of your respective intriguing content. Ensure that
    you update this again very soon.. Escape rooms hub

  • I was looking through some of your blog posts on this internet site
    and I conceive this web site is rattling instructive!

    Retain posting.!

  • That is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere. Simple but very precise info… Many thanks for sharing this one. A must read post.

  • That is a great tip especially to those new to the blogosphere. Brief but very accurate info… Thank you for sharing this one. A must read post!

  • Great article! We will be linking to this great content on our site. Keep up the great writing.

  • You’re so awesome! I don’t think I’ve read through a single thing like this before. So wonderful to discover another person with some original thoughts on this topic. Really.. thanks for starting this up. This website is one thing that is needed on the internet, someone with a bit of originality.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *