Tuesday Abril 30, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

NEGÓCIO DE TERRA CHEGA AO SAMBIZANGA “TERRENO DO ANTIGO MERCADO ROQUE SANTEIRO ESTA VENDIDO”

Ex presidente da república de Angola ano momento que colocava a primeira pedra de construção no Roque Santeiro.

O terreno que albergava de 1991 até o ano de 2011 o maior mercado a céu aberto em África, “Roque Santeiro” foi vendido pelas autoridades angolanas a empresários estrangeiros, para a construção de um projecto habitacional, denunciaram moradores do Distrito Urbano do Sambizanga.

O antigo mercado foi aberto em 1991 com o nome oficial de Mercado Popular da Boavista; recebeu o nome de Roque Santeiro a partir da telenovela brasileira com o mesmo nome, que era exibida na época na televisão publica de Angola.

Segundo os moradores que falaram a nossa reportagem de forma anonima, o espaço foi vendido, e será construído no seu interior um projecto habitacional.

“Este espaço já esta vendido, por isso é que eles já vedaram, estão a fazer arruamentos e passeios, para quando começarem a construção não haver constrangimentos na locomoção de pessoas e máquinas assim como de viatura”,

O espaço que albergava o maior mercado a céu aberto da África, como era conhecido, ocupava uma área de um quilômetro de comprimento por 500 metros de largura (equivalente a 5 campos de futebol).

Para os moradores que ainda vivem naquelas redondezas do Sambizanga, questionam como um espaço como aquele ficou abandonado muito tempo, sem projectos.

“Não se entende como um terreno localizado bem próximo a baixa da cidade fica abandonado assim, acredito que é por esta e outras razões que as entidades governamentais decidiram vender o terreno para estas pessoas”.

Entretanto a nossa reportagem procurou contactar a Administração do Sambizanga, para falar sobre a denuncia, mas não houve sucesso.

Recordar que no mercado do Roque Santeiro, os comerciantes vendiam diversos tipos de mercadorias, de alimentos a computadores, em barracas de zinco. Uma vez que o “Roque Santeiro” cresceu devido os conflitos civis em Angola; com a escassez de comida e outros artigos, o mercado era um dos únicos locais onde se podiam encontrá-los.

O Mercado Roque Santeiro foi fechado pelo governo em 2011 e os comerciantes foram transferidos para um novo mercado, na província do Bengo na localidade do Panguila. Em actualização.

Repórter Siona Júnior

Visitas139

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *