Tuesday Abril 30, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ESTADO MAIOR CONTINUA VIVO:“CALÃO E GÍRIA, O FALAR DOS AXILUANDA”UMA HOMENAGEM A NAGRELHA DOS LAMBAS.

O jovem Fernando José Rosário, mais conhecido por Farofa do Rosário, esta a preparar uma obra literária sobre os termos usados no estilo musical Kuduro, em homenagear ao Kudurista Gelson Caio Manuel Mendes “Nagrelha dos Lambas”, que venho a falecer no dia 18 de Novembro de 2022 aos 36 anos de idade.

Numa conversa com o autor do livro, o mesmo fez saber que começou a escrever o a obra em 2014, e tudo resulta de uma recolha de dados nas periferias de Luanda, locais onde se usa muito o calão e a gíria.

“Tive que falar com pessoas que fazem o kuduro, que lotam os táxis, as Zungueira, os dibos e outras franjas da sociedade que diariamente usam o calão e a gíria”.

Mas, lembrou o jovem que encontro muitas dificuldades na organização do conteúdo, na digitalização, tudo porque começou a escrever no telefone, em computadores de amigos, e foi uma luta muito dura.

Farofa do Rosário como é conhecido, explicou que a sua inspiração venho do estilo musical Kuduro, porque segundo o aspirante a escritor “O kuduro é o estilo de música que mais transporta e valoriza o calão e a gíria na nossa sociedade”.

Vale lembrar que as pessoas que usam estas palavras no kuduro na sua maioria, fogem da delinquência, da frustração da situação oriunda do fracasso das reformas sociais do país.

Questionado sobre o parque homenagear o kudurista Gelson Caio Manuel Mendes (Nagrelha dos Lambas), já falecido o jovem respondeu. “Porque só fã dele, e por ele ser a minha inspiração de superação, também porque com Nagrelha o kuduro ganhou outra visibilidade depois do surgimento dos lambas”

Fernando José Rosário, mais conhecido por Farofa do Rosário, ao terminar a conversa fez saber que “Quando propôs a ideias ao musico Nagrelha para escrever o livro, ele ficou tão alegre junto da sua esposa, ambos me deram a liberdade de escrever e colocar a sua imagem na capa do livro”.

Neste momento o livro esta na fase de revisão e a procura de patrocínio para o seu lançamento.

Recordar que conhecido cantor de Kuduro, género de música e dança angolana, “com a maior legião de fãs em Angola”.Gelson Caio Manuel Mendes (Nagrelha dos Lambas) faleceu aos 36 anos de idade no dia 18/11/2022. Repórter Siona Júnior

Visitas308

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *