Tuesday Maio 7, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

PODEM NÃO ACREDITAR MAS ENDIAMA E.P NÃO EXISTE FAZ AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E MUITO MENOS SE FAZ CARREIRA.

O Primeiro Secretário da Comissão Sindical dos Trabalhadores da INDIAMA E.P denúncia supostos actos de corrupção, nepotismo e assim como abuso de poder que estão a ser praticados pelo Conselho de Administração liderado pelo Engenheiro Ganga Júnior.

Pedro Muxito, que se encontra suspenso e impedido de ter acesso as instalações da ENDIAMA, revela que existe um ciclo vicioso na Empresa Pública de Diamantes de Angola tendo justificado que a sua suspensão terá surgido quando os trabalhos, reunião em assembleia, decidiram desvincular-se do actual Sindicato, por entenderem a mesma passou a servir outros interesses.

” Nós escrevemos uma carta a dar conta que já não estamos em condições de manter a nossa filiação neste sindicato, por entendermos que o mesmo, não só furta em atender as nossas reais necessidades, também percebemos é conivente do Conselho de Administração da ENDIAMA,”, explicou.

O Engenheiro de Minas entende que foi a partir daqui que o Sindicato entrou em contacto com o Direcção da Empresa e, juntos, começaram com um alegado plano de perseguição contra os trabalhadores  que terá culminado com a sua suspensão de usufruir dos direitos quando funcionário da empresa e a consequente substituição da Comissão Sindical da ENDIMA E.P.

A falta de um qualificador ocupacional e a falta de clareza no processo admissão de novos técnicos sem um concurso público constituem o cavalo de batalha do Sindicalista.

“Podem não acreditar mas ENDIAMA não faz carreira e muito menos se faz avaliação de desempenho dos trabalhadores”.

Pedro Muxito entende também que a ENDIAMA está a se traduzir numa que família, pelo que chamou mesmo de quadrilha.” Dá noite para,você novos funcionários e que também não sabem se vieram de onde e que dias começamos a ficar a saber que é família Y ou Z que tem costas largas. Está difícil”, desabafou.

Segundo ainda com o Primeiro Secretário da Comissão Sindical dos Trabalhadores da INDIAMA que, neste momento se encontra suspenso,” nós temos muitos funcionários já são reformados e que ainda assim encontram-se no activo. Ou seja, eles ganham salário na Endiama e na Caixa de Segurança Social ao mesmo tempo e parece que isso está a se tornar moda”, denunciou.

A Rádio Casimiro procurou ouvir a versão da direcção da Endiama E.P sem sucesso, mesmo assim vamos continuar a contactar porque ainda teremos outros desenvolvimentos.

A história da Endiama está ligada ao início da exploração dos diamantes em África, numa trajectória iniciada no século XIX, com descoberta, em 1867, dos primeiros diamantes na África do Sul, nas margens do rio Orange, próximo da cidade de Kimberley. A Endiama foi fundado no dia 15 de janeiro de 1981 e tem a sua sede em Luanda com mais de 400 efectivos, sector de actuação é mineração

Repórter Siona Júnior

Visitas96

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *