Saturday Maio 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

UJA REPROVA TODO TIPO DE ASSÉDIO À LIBERDADE DE IMPRENSA

A União dos Jornalistas Angolanos (UJA) reprova a censura e todo o tipo de assédio à liberdade de imprensa, a qual entende ser fundamental para a elevação dos valores culturais, religiosos e políticos.

A associação de jornalistas incentiva, igualmente, a promoção das liberdades vigentes no Código de Ética e Deontologia dos Jornalistas e sublinha que a protecção da infância e dos grupos mais vulneráveis das sociedades deve constar do leque da promoção de quaisquer valores.

Na mensagem, assinada pelo seu presidente, Miguel de Carvalho “Wadijimbi”, a UJA sublinha que, ao informar com isenção e responsabilidade, a classe sai a ganhar.

No quadro da orientação da UNESCO, deste ano, a União dos Jornalistas Angolanos exorta a classe jornalística a mobilizar-se para novos desafios no campo da informação, tendo em conta a invasão das redes sociais no espaço público, que muitas vezes não observam o rigor, a isenção e a responsabilidade.

NOTA DE IMPRENSA

Por ocasião do Dia 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se comemora, em todo o mundo, este ano sob  Lema  “Informação como um bem Público”, a União dos jornalistas angolanos ‘UJA ‘ junta-se  à data, com o espirito de continuar a incentivar a  promoção das liberdades vigentes no Código de Ética e Deontologia dos Jornalistas .

A UJA reprova a Censura.e todo o tipo de  assédio a liberdade de imprensa, a qual, entende, ser fundamental,  para a elevação dos valores  culturais, religiosos e políticos.

A protecção da infância e dos grupos mais vulneráveis das sociedades, deve constar do leque da promoção de quaisquer valores.

Conhecida como  Declaração de Windowck,  a Liberdade de Imprensa surge como Teoria Normativa da Informação, em que, os profissionais da comunicação devem reflectir e proteger;  Devem  informar com verdade,  honrando, assim as boas praticas de jornalismo.

A UJA, entende que, Informar, com isenção e responsabilidade, só a classe sai a ganhar. No quadro da orientação da UNESCO, deste ano, a UJA exorta a classe jornalistica a se mobilizar para novos desafios no campo da informação,  tendo em conta a  invasão” das Redes Sociais no espaço público, que muitas vezes não observam o rigor, a  isenção e a responsabilidade.

O SECRETARIADO EXECUTIVO

Luanda, aos 3 de Maio de 2024

Visitas105

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *