Saturday Abril 27, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ANGOSAT-2 VAI COBRIR PAÍSES DA REGIÃO  

O Satélite Angolano de Telecomunicações Geoestacionário (Angosat-2), a ser lançado na próxima quarta-quarta, 12 de Outubro, comporta uma série de serviços, cobrindo o continente africano, com maior ênfase para a região Sul e parte significativa do Sul da Europa.

A informação foi avançada, hoje, em Luanda pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, durante a abertura das actividades em torno da Semana Mundial do Espaço.

O Executivo angolano anunciou o lançamento em órbita do satélite Angosat-2  em Baikonur, no Cazaquistão.

Trata-se de um projecto que visa diminuir a exclusão digital de Angola e do continente permitindo a expansão dos serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país a preços competitivos.

O Ministro Mário Oliveira explicou que o foco principal do satélite é garantir serviços de telecomunicações com maior qualidade e eficiência “donde advém a Telemedicina, o Teletrabalho, baseados no serviço de internet que é capaz de exportar”.

O titular do MINTTICS informou que já têm sido contactados por países africanos, sobretudo os da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC), para prover serviços, essencialmente, de telecomunicações.

Sobre o evento

A Semana Mundial do Espaço é uma iniciativa das Nações Unidas lançada em 1999 pela “Declaração de Viena”, que acontece anualmente de 4 a 10 de Outubro, com o propósito de  marcar a “celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia para a melhoria da condição humana”, cuja coordenação é feita pela Associação Espacial  Mundial (WSWA-World Space Week Association).

Visitas90

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *