Sunday Abril 28, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

COMUNICADO DE IMPRENSA DA DIRECÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Semana Mundial do Espaço é uma iniciativa das Nações Unidas lançada em 1999 pela “Declaração de Viena”, que acontece todos os anos de 4 a 10 de Outubro, com o propósito de marcar a “celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia para a melhoria da condição humana”, cuja coordenação é feita pela Associação Espacial Mundial ( WSWA-World Space Week Association).

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: No dia 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem, e no dia 10 de Outubro de 1967, assinado o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior pelos Estados-Membros da ONU. Para este ano, definiu-se o tema “Espaço e Sustentabilidade”, a fim de abordar a sustentabilidade de dois ângulos: como o espaço beneficia a sociedade e contribui para o desenvolvimento sustentável na terra e quais são os desafios que temos pela frente para manter as actividades espaciais e o ambiente espacial seguro e sustentável. Importa neste contexto ressaltar os resultados positivos alcançados nas edições passadas, em que Angola tem participado desde 2018. Neste sentido, destacamos:

 1-A participação de mais de 20 instituições do Ensino Primário;

 2-A participação de mais de 30 instituições do Ensino Médio e Superior;

3- A participação de empresas, startups e freelancers, bem como da sociedade em geral em palestras, exposições e em várias outras actividades.

Nos eventos, foi possível promover a formação, capacitação e transferência de conhecimento da área espacial nas mais diferentes esferas académicas, bem como a inspiração e estimular o interesse sobre o espaço na Educação, Ciência e Engenharia Espacial através da divulgação de três edições e bandas desenhadas, “Os Pequenos e os Satélites”, o uso do aplicativo Angosat Educa e do primeiro Cansat Angolano.

Pretende-se continuar a consciencializar e levar a toda a sociedade angolana a importância do espaço e os seus benefícios para o desenvolvimento socioeconómico do país.

DIRECÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM LUANDA, AOS 3 DE OUTUBRO DE 2022.

Visitas103

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *