Friday Setembro 20, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

EM DEFESA DA TRANSPARÊNCIA ELEITORAL EM ANGOLA 

Somos o Movimento Cívico Mudei (MCM ou #MudeiAngola!)!

O #MudeiAngola surge em Agosto de 2021 quando um grupo de indivíduos e organizações apartidárias angolanas decidiram unir esforços para lutar por eleições mais justas e credíveis em Angola.

Consideramos ser para lá de urgente a transparência no processo eleitoral, principalmente após a recente (2021) revisão da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais em véspera de eleições, que aumentou as desconfianças da população, tornando legal o que já se desconfiava que se fazia de forma ilegal: o apuramento centralizado em Luanda, sem passar pelos níveis do município e da província.

Um dos objectivos do #MudeiAngola é promover a informação sobre o processo eleitoral para que chegue a todos os cidadãos e assim aumentar a consciencialização para um voto mais informado, mas sobretudo, para a DEFESA DO VOTO E TRANSPARÊNCIA ELEITORAL.

Ao longo do último ano fomos realizando diversas actividades para alçancar este objectivo:

  • Criação conteúdos educativos para diversas plataformas digitais;
  • Formações de monitores eleitorais;
  • Promoção de debates e diálogos transmitidos em directo;
  • Monitoria de imprensa, colocando à prova as instituições do estado;
  • Realização de sondagens de intenção de voto em cerca de 100 dos 164 municípios do país, incluindo alguns dos mais recônditos como o município de Bundas, no Moxico, ou Kimbele, no Uíge.

Todas estas acções só são possíveis graças ao compromisso e dedicação de cerca de uma centena de voluntários que a cada mês se fazem à estrada para traduzirem a percepção pública para números concretos.

Até agora realizamos dezenas de acções com o apoio financeiro da Misereor, Pão para o Mundo e União Europeia e de uma série de pequenos financiadores. Porém, o desafio agora é fazer com que todos estes conteúdos pedagógicos cheguem principalmente às comunidades onde o acesso à internet é difícil para a visualização de conteúdo online, precisamos de converter cada eleitor num fiscal eleitoral e capacitá-los para nos ajudarem com a contagem paralela dos resultados a 24 de Agosto de 2022. Para que isso aconteça, estamos a angariar 50 mil euros até 15 de Agosto.

Acreditamos no impacto positivo destas acções e buscamos o seu apoio para que a sociedade civil angolana seja tida em conta nestas eleições e que, mesmo não podendo salvar o processo eleitoral todo, façamos a melhor contenção de danos possível, através da documentação de evidências de mais um processo eleitoral que poderá defraudar as expectativas de quem continua a aguardar pela democracia.

#MudeiAngola! Eu Mudei para que Angola Mude.

Siga e partilhe o nosso conteúdo no:

Inquéritos

Youtube

Facebook

LER MAIS…
Visitas125

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *