Monday Maio 6, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

CENTRO DOM BENEDITO INAUGURADO PELO GOVERNADOR DE MALANGE

O Centro masculino de acolhimento de crianças sem cuidados parentais, órfãs e abandonadas, afecto a Arquidiocese de Malanje, localizado no sector de Dori e Lombe, a 13 quilómetros a oeste da cidade de Malanje, foi reinaugurado pelo Governador local Norberto Fernandes dos Santos Kwata-Kanawa.

A instituição de caridade agraciada com o nome de Centro de Acolhimento Infanto-juvenil “Dom Benedito Roberto”, em homenagem ao malogrado Arcebispo Metropolita de Malanje, figura que se bateu para a sua reabilitação, vai acolher cerca de 200 petizes de e na rua, dos 5 aos 17 anos de idade.

O corte da fita, coube ao governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” e ao arcebispo metropolitano de Malanje, Dom Luzizila Kiala onde na ocasião o prelado fez um breve historial sobre a missão de Dori e Lombe criada em 1949 e agradeceu pela reabilitação e ampliação do mesmo, porquanto vai de certa forma ajudar a formar crianças que hoje se encontram na rua e abandonadas.

E o responsável do Centro de Acolhimento Infanto-juvenil “Dom Benedito Roberto”, da congregação dos irmãos servos do reino de Deus Irmão José Ulika disse que a instituição abrange a construção de uma escola de 10 salas de aula do ensino primário ao 1º ciclo, uma residência para professores, centro infantil com 24 quartos, refeitório e uma capela.

Já os petizes de rua felizes dizem que agora estão mais acomodados e agradecem o esforço do executivo.

E o partido no poder MPLA doou bens de primeiras necessidades ao centro Dom Benedito Roberto. O Segundo secretário provincial do MPLA de Malanje Manuel Carvalho da Costa disse que o seu partido respondeu ao clamor dos petizes.

O referido Centro encontrava-se inoperante há algumas décadas devido ao avançado estado de degradação, tendo beneficiado de obras de reabilitação e ampliação este ano, depois de sucessivas interrupções por questões financeiras.

Repórter Mery Barbosa

Visitas120

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *