Saturday Maio 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

URGENTE: TV LIVRE ANGOLA INVADIDA E ELIMINADA DA INTERNET POR PESSOAS AINDA NÃO IDENTIFICADAS.

Foi por intermédio de um comunicado de imprensa que o Promotor e Director Geral do Canal Independente Tv Livre Angola, torna público a invasão e roubo de que o seu órgão de informação foi alvo, na quarta-feira, dia primeiro de Maio, tendo deixado o canal e todos os conteúdos desaparecidos e apagados na internet, em véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Trata-se de uma rápida invasão, bloqueio e roubo do canal hospedado no site de compartilhamento de vídeos denominado YouTube, propriedade do maior conglomerado de mídia do mundo, de nacionalidade norte amerciana, a Google, sendo que o resultado foi o desaparecimento do canal e perda de todos conteúdos, uma extenção de milhares de arquivos audiovisual de informação política, histórica, social e económica independente de Angola, publicados no canal, durante 16 anos.

“Não sabemos quem fez e por quê fez este mal contra o canal, mas seja quem este for, não pode ser amigo da democracia, da história, da liberdade de expressão e da imprensa livre e de Angola. Portanto, não pode ser uma pessoa de bem” avança.

Herculano Coroado refere que o ataque começou às 0h07 de quarta-feira e processeguiu de forma muita rápida, até às 0h09, com alteração do número de telefone e do e-mail de recuperação por pessoas desonhecidas, instalando códigos de acesso e sistema de segurança que impedem o seu acesso ao jornalista. Seguidamente, dezenas de milhares de vídeos e arquivos do canal foram apagados ou retirados do domínio político e o canal tornou-se invisível na internet.

Em seu lugar passou a existir um outro canal chamado “Ripple”, supostamente que vigorava de 2013-2024, com extensão @newrippleXRP, de segmentos ligados a sistemas de pagamentos bancários alternativos ao swift, o XRP e de serviços de engenharia informática e de dados, sendo que todas tentativas de recuperação da conta têm sido mal sucedidas.

“Por último, o novo canal desapareceu e os conteúdos deixaram de estar ligados a um canal específico. Ao deixar de estar ligado à uma conta Google, poderá ter sido transferido para Conta Marca ou apagado do Youtube, num esquema criminal bem organizado” sustenta o Jornalista.

Presume-se que os autores possam ligar o canal, nos próximos tempos, a um novo canal de TV e vídeos online de Angola já na forja para se dedicar à marketing institucional e propaganda ao público geralmente crítico relacionado com o canal Tv Livre Angola que já possui milhares de subscritores em Angola e no mundo. Segundo a informação obtida na tentativa de recuperação da Conta Google e Youtube, foi instalado um novo número telefónico de recuperação, baseado nos Estados Unidos da América (EUA).

A Tv Livre Angola contava com quase 13.5 milhões de visualizações e mais de 76 mil subscritores.

O proprietário, Jornalista Herculano Coroado foi o produtor local da série global de reportagens e documentários do Consórcio de Jornalistas Internacionais do projecto “Luanda Leaks”, por via da BBC, além de ter feito parte das investigações independentes ao caso “500 Milhões de Dólares”, desviados do Banco Nacional de Angola que implicavam o nome do antigo governador do BNA, Walter dos Santos e o de Filomento dos Santos, ex-presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberado de Angola e filho do falecido presidente angolano José Eduardo dos Santos, que foram realizadas pela renomada revista internacional The Economist.

Visitas57

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *