EXÉQUIAS DO CARDEAL TOMKO: “CHAMADO PARA SERVIR”
O Papa Francisco participou do rito final da “Ultima Commendatio” e da “Valedictio” para o cardeal Jozef Tomko falecido no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos. A missa foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio cardinalício que fez a homilia em homenagem ao cardeal falecido
Jane Nogara – Vatican News
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio cardinalício, presidiu a missa fúnebre do cardeal Jozef Tomko, falecido no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos. As exéquias foram realizadas nesta manhã (11/08) no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. O Papa Francisco estava presente presidiu o rito final da Ultima Commendatio e da Valedictio.
Na sua homilia o cardeal Battista Re recordou “toda a longa e intensa vida útil do cardeal Tomko foi consagrada ao serviço de Deus e de seus irmãos, e quase inteiramente dedicada ao serviço na Cúria Romana. Ao longo dos anos ele recebeu inúmeros cargos, os quais sempre considerou um ‘chamado para servir’”.
LER MAIS…“Com ele desaparece uma figura que fez honra à Cúria Romana pela sólida fé que o caracterizava, por sua genuína espiritualidade, seu animado “sensus Ecclesiae”, o grande equilíbrio em seus julgamentos, sua calma, bom senso, amabilidade e gentileza”