Sunday Novembro 24, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

EQUIPAS RENDEM HOMENAGEM AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA 

Arão Martins | Lubango

Jornalista

Os integrantes das 11 equipas que vão participar no 43º Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, a decorrer de 16 a 23 do mês em curso, na cidade do Lubango, renderam homenagem, ontem, ao ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido a 8 do corrente, em Barcelona, Espanha, aos 79 anos, vítima de doença.

Governo Provincial da Huíla criou as condições para honrar o ex-Chefe de Estado angolano © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro | Huíla

As homenagens decorreram na “sala de honras” criada pelo Governo Provincial da Huíla, para prestar tributo ao ex-Presidente da República.

Atletas, dirigentes desportivos e árbitros curvaram-se perante a fotografia do ex-Presidente e assinaram o livro de condolências, num gesto de reconhecimento pela contribuição dada ao país enquanto desportista, arquitecto da paz, homem de perdão, da reconciliação nacional, promotor da massificação no país, chefe de família e amigo dos angolanos e não só.

Silvério Neto, vogal de direcção da Federação Angolana de Andebol (FAAND), disse que a figura de José Eduardo dos Santos é transcendente, e realça o facto de, em vida, ter dado o máximo em prol da causa da nação e do desenvolvimento desportivo.

“A figura de José Eduardo dos Santos é importantíssima, porque em vida deu o melhor em prol do país, e em particular para o desporto, importa mencionar o andebol. Já estamos a sentir muitas saudades”, confessou.

O dirigente lembrou o apoio directo que deu à Selecção Nacional de andebol no Campeonato Africano das Nações, realizado em 2008, em Luanda. Prosseguindo, acrescentou que nas conquistas, e quando recebesse as atletas, chamava-as pelos próprios nomes, “o que era dignificante”.

“Em todos os momentos bons e maus, o ex-Presidente da República prestou muito apoio, facto que fica marcado nos corações e memória dos dirigentes desportivos, onde o andebol não foge à regra”, garantiu.

O técnico-adjunto do Petro de Luanda, Edgar Neto, defendeu que quer as novas gerações quer as antigas devem preservar os ensinamentos do ex-Presidente e defendeu ainda que os seus feitos devem ser estudados com profundidade.

Já o treinador da equipa A do 1º de Agosto, José Terça Chuma, disse que o contributo de José Eduardo dos Santos no desenvolvimento do desporto é visível, desde a criação de infra-estruturas à massificação desportiva, o que faz com que o país seja respeitado, em função das conquistas alcançadas, quer nas provas nacionais quer em africanas e mundiais.

O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior “Maninho”, disse que além de se vergar à memória do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, “temos a obrigação de manifestarmos os nossos profundos agradecimentos por tudo quanto fez pelo país, quer na conquista da paz quer na econciliação nacional, mas também para o engrandecimento do desporto angolano”.

Fonte: jornaldeangola.ao

Visitas271

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *