DIPLOMATAS INFORMADOS SOBRE CORREDOR DO LOBITO E AGENDA DE ANGOLA NA UNIÃO AFRICANA
DIPLOMATAS INFORMADOS SOBRE CORREDOR DO LOBITO E AGENDA DE ANGOLA NA UNIÃO AFRICANA
O Ministério das Relações (MIREX) realizou, hoje, uma reunião, em Luanda, com os chefes de missões diplomáticas e consulares de Angola, onde foram informados sobre o Corredor do Lobito e a Agenda de Angola na União Africana.
De acordo com uma nota do MIREX, enviada ao JA Online, a reunião foi orientada, no Anfiteatro Afonso Van-Dúnem Mbinda pelo chefe da diplomacia angolana, Teté António, e contou com a intervenção do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, sobre o desenvolvimento e investimentos no Corredor do Lobito.
O encontro serviu para felicitar os diplomatas recém-nomeados, assim como aprofundar a articulação entre o MIREX e as Missões Diplomáticas e Consulares para o asseguramento da execução rigorosa das prioridades traçadas para a política externa do país.
Durante a intervenção, Téte António sublinhou os principais marcos diplomáticos alcançados no ano passado, como a eleição de Angola à vice-presidência do Bureau da Assembleia da União Africana, factor que colocou o Presidente da República, João Lourenço, em posição favorável para assumir a liderança pro tempore da Organização Continental, em Fevereiro deste ano, bem como a eleição de Angola a membro do Conselho de Paz e Segurança, cujo mandato de dois anos iniciou em Fevereiro do ano transacto, tendo presidido aquele órgão importante em Julho de 2024, e a importância do Processo de Luanda no contexto da pacificação do Leste da República Democrática do Congo e de outros esforços pela estabilidade na região dos Grandes Lagos.
O chefe da diplomacia angolana realçou, ainda, a Agenda de 2025, ano singular para Angola, que assumirá a presidência da União Africana, liderando iniciativas de paz e reconciliação, além de promover o 50.° Aniversário da Independência Nacional e outros eventos estratégicos, como a Bienal de Luanda para a Cultura de Paz e Não-Violência.
Por sua vez, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, abordou as potencialidades económicas do Corredor do Lobito, apelando ao dinamismo das Missões Diplomáticas na captação de investimentos estrangeiros e no fortalecimento da integração económica regional.
Este encontro simbolizou o envolvimento renovado dos diplomatas angolanos com a excelência no desempenho das funções, num ano marcado pelo 50.° Aniversário da Independência de Angola e pela presidência do país na União Africana, refere o documento.