Sunday Dezembro 1, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

VINTE OITO ANOS: SINDICATO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE ANGOLA NASCE NUMA ÉPOCA DE MUDANÇAS E TRANSIÇÃO EM ANGOLA

Transcorridos vinte oito anos (28) de existência do SINDEA, foi há 30 de Novembro de 1996, em que foram erguidos as bases sólidas deste grande movimento. O sindicato Nacional dos enfermeiros de Angola nasce numa época de mudanças e transição em Angola de mono partidarismo para multipartidarismo, animado pelo espírito de luta da Classe de enfermagem, que atravessa a história moderna, descrevendo uma epopeias de glórias e conquistas.

O SINDEA foi fruto de uma iniciativa dos profissionais de enfermagem e sindicalistas ligados a diferentes correntes de pensamento e independentes.

O sindicato Nacional dos enfermeiros de Angola, construi uma trajectória marcada por lutas, conquistas, transformações e avanços, dedicando-se ao bem- estar desta classe nobre, contribuindo nas várias mudanças ocorridas no sector da Saúde do nosso País, tais como: as reformulações das três Carreiras já passadas, as greves de 1998, 2002, 2004, 2006, 2023, o que permitiu assim o enquadramento de vários profissionais de diversas Carreiras do Sector, redução de escalões de 9 para três o actual, implementação de horas acrescidas, implementação dos subsídios de zonas recônditas, promoção automática de mais de 10.950 técnicos médios especializados em 2024, a formação especializada pós média e pós graduação, o aumento dos 25% a serem implementados em 2025 no salário base, e abertura de diálogo em todas as esferas sindicais.

É com muito orgulho hoje somos mais de 32.720 associados em todo território nacional, acima das inclinações políticas, pessoais, os dirigentes, quadros e associados estão unidos em torno de compromissos traduzidos em quatro valores fundamentais:

 1.Um sindicato intransigente à defesa dos direitos e interesses dos associados.

2. Um SINDEA aberta a todos os trabalhadores interessados na luta pela sua emancipação.

3. Um sindicato unitário, que conceba a unidade como um princípio fundamental da luta da Classe profissional, repudia o divisionismo no seu seio.

4. Um SINDEA de luta e compreende que só com muita mobilização, filiação e fortes batalhas o movimento sindical conseguirá atingir seus objectivos.

O sindicato Nacional dos enfermeiros de Angola, entende, que o momento actual em Angola é de profundas mudanças em todos os sectores da economia e precisamos de lutar contra: aumento das desigualdades sociais, o elevado nível de desemprego, o baixo poder compra, o elevado dos preços dos bens da primeira necessidade, protecção social, instabilidade na manutenção dos postos de trabalho, falta de concursos públicos internos de promoção ou actualização de categorias para os trabalhadores que adquiram novo perfil académico e muitos deles quase a beira de reforma, vários constrangimentos no pagamento de subsídios das horas acrescidas e o subsídio de zonas recônditas em algumas instituições sanitárias, o sude covid-19 conforme ficou expresso no nosso Caderno reivindicativo, as violações sucessivas dos direitos fundamentais dos associados, a melhoria das condições de trabalho, o assédio moral nos locais de trabalho, seguros de saúde, descriminação nos locais de trabalho, falta de salas de repouso para os profissionais, quotização a todos níveis sindicais, o cuidar de quem cuida e a reformulação da actual Carreira, serão os nossos futuros desafios em 2025.

É preciso estarmos atentos e é hora de garantir que as vozes dos profissionais sejam ouvidas e seus direitos protegidos.

É necessário a filiação massiva e inclusiva, ela não se resume apenas aos benefícios pessoais, ela representa também a força colectiva para promover mudanças profissionais e sociais.

Caros líderes, quadros e membros, vamos passar a mensagem aos trabalhadores a fortalecerem as vozes e seus direitos através da sindicalização a nossa organização.

Aos sindicatos províncias e os membros do Conselho Nacional, endereçamos o nosso apreço pelo esforço que têm sido empreendidos e na materialização das políticas aprovadas pelo Conselho Nacional para o desenvolvimento deste nosso sindicato que tanto amamos.

Parabéns a todos aqueles que contribuem direta ou indiretamente com os seus conhecimentos para engrandecer esta organização sindical, mas maior e melhor do sector da saúde.

Visitas41

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *