Thursday Dezembro 12, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

FIÉIS CATÓLICOS EM LUANDA REFLETEM SOBRE A FAMÍLIA À LUZ DA PALAVRA DE DEUS.

A Pastoral da Família e Vida Matrimonial da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, afecto a Vigararia de Fátima, Arquidiocese de Luanda, cita no Bairro Precol, Distrito Urbano do Rangel, procedeu neste Domingo, 15 de Setembro, a abertura do I° Fórum de Reflexão Sobre as Famílias, que termina nesta segunda-feira, 16 de Setembro, sobre o lema “tornar as famílias um espaço de santificação”.

O evento que começou com a celebração de uma missa presidida pelo Pároco Local, Elias Oliveira, seguido do louvor do Grupo de entronização da Palavra do Centro São Luís e o Grupo de Entronização da Palavra da Sede Paroquial, tendo terminado este momento de abertura com a oração da família pelos participantes do fórum.

Depois seguiu-se com a dissertação do primeiro painel pelo Pároco Local, que olhou para o tema “a família no projeto de Deus”, mais propriamente na questão sobre “a família à luz da palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja Católica.

Elias Oliveira, chamou atenção para a necessidade de as famílias voltarem-se ã presença de Deus. O Padre recorreu ao Evangelho de São Mateus, para explicar os passos a seguir à luz das sagradas escrituras para a santificação das famílias.

” Dizia um mancebo interpelando o nosso Senhor. Mestre o que hei-de fazer para obter a graça da salvação. Nosso Senhor Jesus Cristo foi interpelado pelos fariseus que o questionaram, mestre é lícito que o homem deve pedir o divórcio a sua esposa por qualquer motivo, questionou novamente” frisou o Sacerdote, explicando os planos de Deus à luz da sua palavra, que nos ensina o livro de Géneses, o livro da criação, que a família é composta pelo homem e mulher.

Já no segundo painel que olhou para os desafios e as funções da família hoje, com o tema as funções e os desafios das famílias nos dias de hoje, com o Palestrante Lourenço Neto, Catequista da Capela de São Luís, que explicou que a doutrina social da igreja no seu capítulo quinto, que a família é a célula vital da sociedade.

“Apegam-se neste termo, célula vital, que significa que não há sociedade sem família. Não há bons cidadãos se não tivermos bons filhos, que saem da família. Então a família só se forma e se completa nos filhos. Quem decide formar família deve ter a marca do património que é indissociável que é o homem e a mulher, com a marca do amor” referiu.

Vários participantes como um avô, pai, jovem e criança, que apresentaram seus testemunhos de vida como elementos da família.

Ana Celeste Januário, Leiga e Secretária de Estado dos Direitos Humanos, com o tema “a família com o espaço de proteção da dignidade da pessoa: a dignidade da mulher, do pai, das crianças e dos idosos, referiu que o princípio da dignidade, se entende como o princípio que coloca o homem ou ser humano no centro dos seus direitos.

“A Bíblia fala da mulher como a portadora que tem a marca divina de Deus, tal como o homem. A família Cristã Jesus, Maria e José que devia ser o nosso foco, o nosso exemplo, e apesar de estarmos a orar mais, infelizmente a maior parte das nossas famílias não refletem o exemplo da família cristã” assegurou.

Guilherme da Paixão, Jornalista e Catequista, que abordou sobre a proteção da família perante os meios de comunicação como rádio, televisão e redes sociais, explicou citando uma mensagem sobre as famílias do Papá Francisco, que nos fala sobre a no livro de São Lucas, Capítulo, Versículo 39 à 56, que no ícone do evangelho da visita de Maria a sua prima Isabel, centraliza a sua atenção na resposta a saudação de Maria, que é dada pelo menino que salta no ventre de Isabel.

“Sublinhou o Santo Padre que o ventre que nos abriga é a primeira escola da comunicação feita de escuta e contacto corporal. Hoje cada um de nós aqui presente nas nós de uma mãe, e isto é comunicação” frisou.

O terceiro painel que abordou sobre a família, economia e saúde, que teve como palestrante o Nelson Cadete, com o tema os desafios económicos das famílias: a gestão e a planificação financeira, e Zânia Borges e Jorge Almeida, que explicaram como manter a saúde mental e física das famílias.

O evento neste primeiro dia terminou depois destas abordagens sobre a família centrada essencialmente à luz a palavra de Deus, terminou com oração e louvores.

Para hoje segunda-feira, está reservado um painel com três temas que vão olhar essencialmente para a família como espaço de santificação.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas625

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *