Monday Setembro 16, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

UNITA ALERTA: “PORTUGAL DEVE AJUDAR A DESPARTIDARIZAR AS INSTITUIÇÕES PUBLICAS EM ANGOLA”

O secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel, considerou, esta quarta-feira, 24, que a visita do primieiro ministro portugues Luis Montenegro a Angola, é muito importante, mais o segundo homem do galo negro alerta que “Portugal precisa ajudar o governo angolano a despartidarizar as instituições do país”.

Para o secretário geral dos maninhos, um dos problema que Angola tem estado a viver é a nossa constituição, que da poder excessivo ao presidente república, deixando que Angola fica encalhado no tempo e no espaço.

“A nossa Constituição foi feita com appoio de juristas e constitucionalistas portugueses, e não tem ajudado em nada os angolanos, porque a mesma da muitos poderes ao titular do poder executivo, neste sentido tudo depende do Presidente da República”.

E neste caso quem deve responder as questões que os deputados tem colocado aos Ministros e aos secretários de estado, que são auxiliar do titular “é o Presedente da Republica, por ser o titular do poder executivo”.

Para Alvaro Chikwamanga, é necessario que aquilo que os portugueses escolheran para gerir o seu estado democratico e de direito, também sugerem ao Executivo angolano.

“A questão da despartidarização das nossas instituições é urgente, e queremos que Montenegro, sugere ao Presidente angolano a não partidarização dos serviços publicos, sendo que portugal tem uma grande responsabilidade neste assunto”

Chikwamanga acredita que Portugal seja um exemplo para Angola, a fim de se encontrarem formas de dignificar o angolano, que já vivem muitos problemas no dia-dia.

Por Adão dos Santos

Visitas78

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *