Sunday Setembro 29, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

O DINHEIRO TEM FORÇA: FNLA E PRS DISSOLVEM GRUPO PARLAMENTAR MISTO.

O Partido de Renovação Social (PRS) e a Frente Nacional de Libertação Nacional (FNLA), tornaram público esta quarta-feira, 19 de Junho, a dissolução do Grupo Parlamentar Misto, que tinham constituído a pouco tempo, por conta de uma resolução da Assembleia Nacional que aprovou a constituição dos membros da Comissão Nacional Eleitoral, atribuído a este grupo apenas um comissão.

“Fomos traídos, por isso, consultámos as direcções dos nossos partidos para dissolvermos o Grupo Parlamentar misto. E isso vai permitir que cada partido tenha o seu comissário na CNE”, disse o presidente da FNLA, Nimi-a- Nsimbi.

Esta medida visa somente para permitir que cada partido tenha o seu comissão eleitoral, ou seja, encaixe os seus valores isoladamente, contra pondo a tentativa segundo afirmam de lhes considerarem uma única formação política.

A resolução aprovada na especialidade em 14 de Maio passado, atribui nove comissários ao MPLA, cinco à UNITA, e ao Grupo Parlamentar misto PRS-FNLA e ao Partido Humanista de Angola (PHA) um cada.

A resolução que fixa a composição da CNE, iniciativa legislativa do Grupo Parlamentar UNITA, resulta das votações de cada partido ou coligação de partidos políticos com representação parlamentar em resultado das eleições gerais de 24 de Agosto de 2022.

A CNE, órgão independente que organiza, executa, coordena e conduz os processos eleitorais, é composta por 17 membros, 16 dos quais designados pela Assembleia Nacional, por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções. Repórter Siona Júnior

Visitas150

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *