Friday Outubro 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

“COZINHA COMUNITÁRIA E CHOCADEIRA” PARALIZADOS NO DISTRITO URBANO DO NGOLA KILUANJE

Segundo os denunciantes, a cozinha comunitátria, esta paralizado há meses, tudo porque em dezembro “uma equipa da Administração” se fez ao local e levou os bens alimentares.

“Antes das festas de Natal, algum pessoal da Administração do distrito, estiveram aqui, e caregaram a comida que aqui estava armazeda para poder alimentar os mais desfavorecidos deste e outros sectores do distrito, sendo que de lá pra cá ninguem diz nada”.

Questionados sobre a situação das familias que faziam ali as refeições, de como se encontram actualmente, os municipes explicaram que.

“Aqui na cozinha comunitária serviam refeições duas vezes por semana e acolhia diariamente mais de 130 crianças, idosos e jovens desfavorecidos do Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, e assim contribuia para desenvolvimento nutritivo e assegurava o futuro das populações carentes, mas hoje as coisas estão muito mal”. Frizou.

A criação da cozinha comunitária teve como objectivo combate à pobreza, e ajudar as pessoas vulneraveis a conseguirem comer alguma coisa durante o dia, com prioridade para crianças, jovens, idosos, reformados e estudantes com dificuldades finaceira.

Os moradores afirmam que o “objectivo de ajudar as famílias” mais carenciadas, que vivem no perímetro do projecto, assim como minimizar a vulnerabilidade alimentar, estava bem no principio.

Mas alertam que, depois da pandemia da Covid-19, que resultou na destruição de muitos postos de trabalhoe. “hoje com o elevado indice de desemprego e o elevado custo de vida, a vida esta mais difícil nos bairros subdesenvolvidos. É nesta fase que esta cozinha comunitaria deveria fazer o seu trabalho de ajudar as familias e não estar paralizada sem nenhuma explicação da Administração” referiu um dos moradores do ngola kiluanje.

De lembrar que a cozinha comunitária do sector da Paz, no distrito urbano do Ngola Kiluanje, município de Luanda, já assistiu mais de 24 mil crianças carenciadas desde a sua inauguração a 19 de Maio de 2022, pela então Presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda Drº Maria Antõnio Nelumba.

CHOCADEIRA

Em relação à chocadeira que esta localizada no sector São Pedro da Barra, estrada Nacional Nº100, Patio das Mangueiras, tamém uma iniciativa da então Presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda Drº Maria Antõnio Nelumba. Os municipes afirmam que já não funciona e as maquinas não se sabe onde estão.

“Temos informação que o Ar-condicionado da chocadeira já foi retirado do local, por uma equipa da Administração, e as maquinas não se sabe se estão ainda dentro da estrutura que foi feito ou também foram levados”.

Os municipes acreditam que alguem do corpo directivo da Admnistração do distrito urbano do ngola kilanje, se apoderou destes dois projecto e ficou com os meios que foram alocados para acudir situações de pobreza e fome.

“Não é possível que as coisas que foram feitas para acudir situações de pobreza e fome a nível do município ou do GPL, são paralisada e desativados e a administração municipal de Luanda, não questiona a Administração local sobre o assunto, aqui tem gato no saco”, exclamou um munícipe local.

Visitas211

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *