Monday Abril 29, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

UM OLHAR A VISITA ESTRATÉGICA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA.

A visita oficial de três dias do Presidente da República, João Lourenço, à República Popular da China a convite do seu homólogo Presidente deste país Xi Jinping, se revela bastante positiva para a fortificação e criação de estratégias das futuras relações bilaterais.

Logo no primeiro dia da sua estadia, as boas novas não se fizeram esperar, com a participação do Presidente da República ao vasto programa que cumpriu em terras chinesas, com a participação de João Lourenço no fórum de negócios, onde o tema investimento em Angola esteve no centro dos debates, sendo de realçar também as audiências que o Estadista angolano concedeu a empresários chineses que já actuam no mercado nacional ou o queiram fazer futuramente. Na mesma linha, seguiu-se igualmente um encontro do Presidente com representantes da comunidade angolana estabelecida na China.

O último capítulo da visita do Presidente João Lourenço à China foi cumprida na província de Xandong, ao longo do dia de domingo,17, com realce para os contactos feitos com sectores produtivos nos domínios da indústria têxtil,  farmacêutica e actividade agrícola.

A comitiva do Chefe de Estado para esta missão de Estado à China integrou entre outros, os ministros da Energia e Águas João Baptista Borges, Transportes Ricardo de Abreu, Agricultura Francisco de Assis, Finanças Vera Daves de Sousa e Diamantino Azevedo dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

No registo ficaram os resultados de uma visita calorosa, vivamente apreciada pelalo país anfitrião, a começar pelo Presidente Xi Jinping que aceitou um convite para visitar Angola.

Foram rubricados doze acordos cuja execução permitirá reforçar as relações bilaterais em diferentes domínios,  do Ambiente à Inovação Tecnológica.

O Presidente da República João Lourenço, aceitou, entretanto,  o convite para se deslocar a Beijing em Setembro próximo, com o fim de participar na Cimeira do FOCAC- Fórum de Cooperação China-África.

Visitas38

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *