Saturday Maio 4, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

REI DA DEFESA DO REINO DO KONGO DEFENDE MAIOR VALORIZAÇÃO DA FIGURA DA AUTORIDADE TRADICIONAL.

Foi em entrevista exclusiva ao Jornal Apostolado que o Rei da Defesa do Reino do Longo defendeu a valorização por parte das autoridades governamentais e sociedade em geral, sobre a figura da autoridade tradicional, chegando mesmo a acreditar ser antes necessário uma aproximação com os nosso anciãos.

“Não se compreende como é possível que o governo defende que o poder tradicional é parceiro do estado, mas na implementação das políticas públicas não somos todos nem achados” lamentou.

O Soberano João Mavilacana é de opinião que o governo olhe para as autoridades tradicionais como parceiros fundamentais para a edificação de uma Angola pelo qual todos possamos nos orgulhar “eu viajei em várias localidades do nosso país, e é triste o que assistimos de pobreza e falta de infraestruturas sociais para a população” sustentou.

O Soba não deixou de dar repto aos governadores das províncias do norte do país, que tal como considerou continuam a ser no seu entender menos beneficiadas na disponibilização de verbas para o desenvolvimento da província.

“Antes de se disponibilizar dinheiro para o Uíge, exigo que o governador local faça primeiro um balanço sobre os valores disponibilizados o ano passado pelo executivo central” asseverou.

O guardião dos ideias dos nossos ancestrais chegou mesmo a afirmar ser necessário a aplicação de uma fiscalização rigorosa dos recursos financeiros, para que estes venham a ter o destino pelos quais seriam alinhados e evitarmos que os governantes se apossem dos mesmos.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas89

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *