SJA E MISA ANGOLA LANÇAM PRÊMIO “LIBERDADE DE IMPRENSA” A SER ENTREGUE POR ALTURA DAS COMEMORAÇÕES DO 3 DE MAIO DE 2024.
Hoje estamos a concretizar mais uma etapa das decisões do Seminário sobre a promoção de uma imprensa independente e pluralista Africana, realizado em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 03 de Maio de 1991, pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO).
Recordamos que, naquela altura, o enfoque estava assente no facto de muitos profissionais da midia sofrerem repressão; prisões e censuras.
Concluía-se na altura que, os estados africanos deviam ser encorajados a fornecer garantias constitucionais de liberdade de imprensa e liberdade de associação, para incentivar e consolidar as mudanças positivas, contrariando as negativas.
É pois, interpretando fielmente, a proposta da Declaração de Windhoek, que estabelece o incentivo a “promoção de normas não-governamentais e códigos de ética em cada país, a fim de defender de forma mais eficaz a profissão e garantir a sua credibilidade”, que é lançado hoje o PRÉMIO “LIBERDADE DE IMPRENSA”.
Uma iniciativa conjunta do SJA e MISA Angola e queremos fazer dela o apogeu das comemorações nacionais do DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA, que se assinala a 3 de Maio.