Tuesday Abril 30, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

RESUMO DA SEGURANÇA PÚBLICA NAS ÚLTIMAS 72 HORAS, REFERENTES AOS DIAS 26, 27 E 28  DE MAIO DE 2023 EM LUANDA.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, procedeu a apreensão de (09) armas de fogo, sendo, (05) do tipo metralhadora AKM, (01) Caçadeira e (03) do tipo pistola, a recuperação de uma viatura de marca Toyota do modelo Land Cruiser Prado de cor cinzenta, aparelhos eletrônicos e utensílios de uso doméstico antes em posse dos marginais, bem como, deteve (155) cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.

• Foram realizadas (10) Micro-Operacoes que se estenderam por todos os municípios da província de Luanda, permitindo o esclarecimento de (41) crimes, destes,  destacam-se, (01) crime de Homicídio Qualificado, (01) crime de Sequestro, (24) crimes de Roubo e (05) crimes de Furto em residências e na via pública, que resultaram na detenção de (50) cidadãos supostamente envolvidos em crimes, com destaque para a detenção de um cidadão nacional de 22 anos de idade, no município de Cacuaco, bairro Macedónia, pela presumível autoria do crime de Furto de um Transformador de Energia Elétrica, vulgo” PT”.

O facto terá ocorrido, quando os moradores do referido bairro ficaram privados do fornecimento de energia elétrica, pelo facto, o coordenador do bairro pretendendo reclamar junto do Piquete da Ende, foi antes verificar o” PT” e constatou que o Posto de Transformação havia sido desligado da rede, desmontado e estava a ser transportado em uma motorizada de três rodas, vulgo Kupapata. Com ajuda dos populares conduziram o mesmo a esquadra mais próxima onde se procedeu a recuperação do aparelho e a detenção do suspeito.

• No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel (459) cidadãos automobilistas foram sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para (102) multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, (99) multas por parar em locais proibidos e (77) multas por não uso do cinto de segurança.

• Quanto a sinistralidade rodoviária, registou-se (27) acidentes de viação, cujo as causas prende-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução que resultaram em (05) mortos, (27) feridos e danos materiais avaliados em mais de (13 milhões de Kzs).

ACÇÕES DE PREVENÇÃO A SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

– Destaca-se a detenção de (88) cidadãos automobilistas com idades compreendidas entre 24 e 49 anos de idade pela presumível autoria do crime de Condução em Estado de Embriaguez que serão encaminhados ao tribunal nas próximas horas.

– Durante o período foram realizadas (06) barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para Av. Fidel de Castro Ruz.

• O serviço de emergência policial  (Terminal 113) registou (361) solicitações de intervenção policial, com destaque para os municípios de Viana, Cazenga e Luanda, que mereceram pronta intervenção das forças da ordem.

CONSELHO ÚTIL

• A Direção do Comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, apela aos cidadãos, sobretudo, encarregados de educação ou tutores de menores no sentido de continuarem a conversar com os seus educandos, sobre as consequências da banalização sexual e manter-se vigilantes sobre os locais que estes frequentam e suas companhias de forma a prevenir que os menores não sejam vítimas de criminosos ou que entrem em conflito com a lei.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO  CPLuanda aos 29 de Maio de 2023

Visitas132

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *