MANUEL HOMEM: VOLTA A HUMILHAR TRAJETÓRIA DO EX .MINISTRO DO INTERIOR.
ZUNGUEIRAS PROTESTAM CONTRA ACÇÕES DE REORDENAMENTO DO COMÉRCIO EM LUANDA QUANDO GPL REAFIRMA A CONTINUIDADE DO PROCESSO.
Foram centenas, as vendedoras que saíram às ruas esta segunda-feira, 22, em protesto contra as acções de sensibilização desenvolvidas pelo Governo Provincial de Luanda, no âmbito do reordenamento do comércio na cidade capital.
As acções de sensibilização nas avenidas Cónego Manuel das Neves (São Paulo), Ngola Kiluanje e nas ruas da Gajageira, nos distritos urbanos do Sambizanga e Rangel, para que as “ zungueiras ” deixem de vender nas ruas e utilizem os mercados criados para este fim, movimentou uma marcha de protesto até o GPL e ao Palácio da Justiça.
Nos vídeos postos a circular nas redes sociais, as mulheres criticam a decisão levada a cabo pelo Governo e defendem “ ser por meio da zunga que elas pagam a renda de casa e a escola dos filhos ”.
Em declarações publicadas este fim-de-semana, o Governo Provincial de Luanda informa que a Administração do Distrito Urbano do Sambizanga iniciou a sensibilização no mês de Janeiro, com um processo de cadastramento dos vendedores para serem encaminhados aos mercados existentes no município do Cazenga e noutros a nível da província.
Sobre a manifestação, o Palácio da Mutamba já reagiu fazendo sair um comunicado que dá conta que, o GPL surpreendeu-se com a presença de um grupo de pessoas no município de Luanda, proferindo cânticos e palavras de vária ordem, ao mesmo tempo que esclarece que o Plano de Reordenamento do Comércio não pretende extinguir a venda ambulante, uma vez que essa actividade é legal, consagrada na Lei 1/07, de 14 de Maio, Lei das Actividades Comerciais; entretanto, o plano tem como objectivo organizar a actividade comercial ao nível da Província de Luanda, sobretudo, em zonas residenciais.
O comunicado avança ainda que ” Considerando que, passados seis meses desde a aprovação da Estratégia para Mitigação da Venda Desordenada (EMVD), que estabeleceu para o 1.º trimestre de 2023, como prioridade, a operacionalização do Eixo de Informação e Educação; As acções do Plano de Reordenamento do Comércio têm vindo a ser implementadas nos municípios de Belas, Viana, Cacuaco e Talatona, sendo os ganhos visíveis em toda a extensão da avenida Fidel de Castro Ruz e arredores.
Finaliza apelando os comerciantes e público em geral à compreensão, colaboração e obediência às orientações da fiscalização presente no local.
Repórter Delgado Teixeira