Tuesday Abril 30, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ESCREVEU DR CELSO MALAVOLONEKE: SOBRE NELITO EKUIKUI NA DESPERTAR

Hoje foi mais um dia de debate e análise dos factos da semana na Rádio Despertar. Um dos temas foi a eleição do ainda Secretário Provincial da UNITA a Secretário Geral da JURA. A minha opinião foi a seguinte:

1. Movimentação estranha; a progressão normal seria da JURA para Secretário de Luanda, não o contrário. A não ser que ACJ à cautela já está a anular um possível rival depois do desempenho eleitoral na maior praça política do país. Os miúdos nas redes sociais já viam o puto Nelas Presidente da UNITA…

2. Não é a primeira que o Presidente da UNITA usa esta estratégia de manutenção do seu poder; fê-lo com Liberty Chiyaka em 2019 assustado com o seu agigantamento no Huambo e em 2022 com Navita Ngolo, a única figura feminina Secretária Provincial. “Acantonou ambos os dois” na chefia do Grupo Parlamentar, não fosse o Diabo tecê-las (neste momento a UNITA não tem nenhuma senhora a chefiar o partido em províncias).

3. Suspensões de pré-candidatos e apoiantes de candidaturas alternativas. Para quê? Com o apoio descarado da direcção do partido, o Nelito nem precisava disso. O país já vai se habituando que, por altura de eleições internas, os “alternativos” acabam suspensos ou mesmo expulsos “por descumprir o estatuto”. E ACJ no encerramento do congresso onde aconteceu essa pouca vergonha, reclamava de “transparência em eleições”…

4. Finalmente: a umbundização da UNITA. Para um partido que se diz de todos os angolanos, é uma autêntica fraude. Cerca de 90% do executivo do partido e dos secretários provinciais são ovimbundu. Nunca conseguiu destribalizar-se, o que nos remete ao facto que, se algum dia for poder, os quadros de outros grupos etnolinguísticos serão mera paisagem. Servidores dos ovimbundu da UNITA, que os ovimbundu dos outros partidos não vão pescar também lá nada. Por isso é que tinha que arrear o cacete nos miúdos bakongo, kimbundu e quejandos que se atreveram a querer mandar na UNITA… Essa foi a minha análise.

Visitas62

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *