Friday Novembro 15, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

EX PROFISSIONAL DA TPA TEME PELA VIDA DEPOIS DE DENUNCIAR QUE O ÓRGÃO PUBLICA FAVORECE O MPLA

O Jornalista Hamilton Cruz e ex-figura do Telejornal da TPA Noticias denúncia perseguição e ameaças de morte de que vem sendo alvo por parte de pessoas anónimas, nos últimos dias depois de ter abandonando o canal como disseram por não concordar com linha editorial daquele órgão público de favoritismo ao partido que governa, em detrimento da Oposição. O jornalista conta que passou pelo casting e cumpriu um processo longo até chegar a apresentador do telejornal do TPA noticia.

O jornalista Hamilton Cruz era até há pouco tempo um dos rostos da Televisão Pública de Angola, na qual garante ser fomentada uma forte tendência de “apoio” ao MPLA. No dia a seguir às eleições gerais do passado dia 24 de agosto decidiu sair e agora vive com medo de represálias.

O jornalista apresentava o “Jornal da Meia-Noite” e, ao fim de três meses no canal, diz ter assistido a várias situações como a retirada do alinhamento noticioso de peças sobre partidos da oposição ou que gerassem retorno negativo para o partido do governo nas redes sociais.

Na madrugada de 25, o dia a seguir às eleições gerais, foi quando Hamilton Cruz decidiu que havia chegado o limite. Pediu que fosse retirada do alinhamento uma sondagem que diz ter sido “encomendada pela TPA”, contudo o seu programa não chegou a ir para o ar devido a uma conferência da Comissão Nacional Eleitoral. “Em determinado momento, quis exercer o direito de consciência, mas tive medo e receio pela minha integridade física. Nesse dia, havia movimentação de polícias e seguranças com armas de fogo e, por precaução, aceitei, contrariado”, conta o jornalista.
No dia 25 comunicou aos seus superiores o seu “abandono”. Diz viver desde então com medo de represálias e já ter recebido ameaças. “Vai só me monitorando à distância, por favor”.

Em actualização

Visitas172

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *