VIDA E OBRA DE NETO EXPOSTA NA ARGENTINA
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
A cerimónia de inauguração da exposição foi presidida pelo director do museu, Tomás Bondone, e contou, igualmente, com a presença do terceiro secretário da representação diplomática de Angola em Buenos Aires, Vladimiro Martins, e do representante da Fundação Dr. António Agostinho Neto na República da Argentina, Ramiro Fuentes Tellechea.
Uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na República da Argentina faz saber que a exposição faz parte das actividades programadas pela Fundação Dr. António Agostinho Neto, no âmbito do centenário de nascimento do Primeiro Presidente e Fundador da Nação.
A exposição fotográfica “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” será transportada, a posterior, para Buenos Aires, onde terá lugar o acto central local dos festejos em alusão ao 17 de Setembro.
Os interessados a visitar a exposição fotográfica tomarão contacto com 18 imagens que retratam a vida e obra de António Agostinho Neto, o político e poeta que lutou pela Independência de Angola e pelos direitos do povo angolano.
“A exposição está num espaço construído por escravos africanos, incluindo um grande número de angolanos que, trazidos por obrigação, acabaram por adoptar esta terra como a sua e lutaram pela Independência da Argentina durante o século XIX”, disse Ramiro Fuentes Tellechea, representante da Fundação Agostinho Neto em terras do Papa Francisco.
Ramiro Fuentes Tellechea, que falava em conferencia de imprensa à margem da inauguração da exposição, realçou que a mostra “Agostinho Neto, uma vida de entrega” está exposta num espaço considerado Património Mundial pela Unesco, desde o ano 2000.
O terceiro secretário da Embaixada de Angola na Argentina, Vladimiro Martins, assegurou, na ocasião, que a instituição diplomática continuará a prestar todo o apoio na divulgação da figura e obra de Agostinho Neto, lembrando que uma mostra com o mesmo propósito foi realizada na cidade de Junín, província de Mendoza.
Fonte: jornaldeangola.ao
1 Comments
Арматура диаметром 32 мм, изготовленная из стали марки А500С, является одним из самых востребованных видов металлопроката в строительстве. Она применяется при возведении фундаментов, армировании стен и перемычек. https://armatura32.ru