Friday Novembro 15, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ANGOLA: INCLUSÃO DE ATIVISTAS NAS LISTAS DE CANDIDATOS A DEPUTADOS GERA POLÉMICA 

A decisão dos partidos da oposição angolana, UNITA e CASA-CE, de incluir nas listas ativistas não membros destas formações políticas desencadeou contestação interna e um debate público aceso.

A inclusão de membros da sociedade civil nas listas de deputados à Assembleia Nacional União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) está a dividir opiniões dentro e fora dos círculos políticos, tanto mais que os estatutos partidários não contemplam diretrizes sobre o assunto.

O facto gerou contestações internas a nível dos partidos, e levantou um debate público, no quel perpodnera algum ceticismo quanto à credibilidade dos ativistas políticos que, recentemente, lideraram várias manifestações em nome da sociedade civil.

A ativista Laurinda Gouveia, que em 2015 e 2016 foi uma das arguidas do processo dos “15+2”, vê com ceticismo a inclusão de colegas seus nas listas de deputados. Gouveia entende que alguns dos agora candidatos usam a capa do associativismo para atingir fins pessoais.

LER MAIS…
Visitas184

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *