Friday Abril 26, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

AO MINUTO: RELATÓRIO LEVA A DEMISSÃO NA AMNISTIA; ZELENSKY CONTRA-ATACA 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Assinala-se hoje o 163.º dia de guerra com a partida de mais três barcos de exportação de cereais prevista para esta sexta-feira.

O dia de ontem fica marcado pelas críticas lançadas por parte da Amnistia Internacional, que alertou que as forças ucranianas põem em perigo a população civil quando estabelecem bases militares em zonas residenciais.

Sobre este alerta o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, diz que a Amnistia está a tentar desculpabilizar a Rússia e a “transferir a responsabilidade do agressor para a vítima”.

DESTAQUES

 EM DIRETO

Rússia proíbe entrada a políticos, militares e padres canadianos

Marta Ferreira

A Rússia proibiu a entrada no seu território a 62 canadianos, incluindo a figuras políticas e militares, padres e jornalistas, em resposta às recentes sanções do Canadá contra autoridades russas, revelou esta sexta-feira Moscovo.

A decisão foi tomada “tendo em vista a natureza particularmente hostil do regime do primeiro-ministro [do Canadá] Justin Trudeau” e em resposta a ações destinadas a “insultar não apenas o povo multinacional e multirreligioso da Rússia, mas também os crentes ortodoxos em redor do mundo”, sublinhou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Zelensky contra-ataca após acusações da Rússia sobre Zaporizhzhia

Marta Ferreira | 30 minutos atrás

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, contra-atacou as acusações da Rússia de que a Ucrânia tinha atacado a central nuclear de Zaporizhzhia, controlada atualmente por russos.

“Hoje, os ocupantes criaram outra situação extremamente arriscada para todos na Europa – atacaram a central nuclear de Zaporizhzhia, duas vezes num dia”, disse Zelensky na sua mensagem de vídeo diária.

“Esta é a maior central nuclear do nosso continente. E qualquer bombardeamento nesta instalação é um crime aberto e descarado, um ato de terrorismo”, acrescentou. 

Refira-se que o ministro da defesa russo negou as acusações por parte da empresa que opera a central nuclear. 

LER MAIS…
Visitas150

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *