HUAMBO: SECRETÁRIO DO PRS DEFENDE DESPARTIDARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO – REPORTER ANGOLA
O Partido de Renovação Social (PRS) defende eleição direita dos dirigirentes das instituições do Estado. A autonomia política, Legislativa, Financeira e administrativa, também fazem parte do programa dos Renovadores Sociais.
Falando a margem da campanha eleitoral que o país vive, o secretário provincial do PRS no Huambo, António Solia Selende, justifica, que temos um país que do estado unitário, pelo modeledo de governação levado a cabo pelo partido no poder, em fim de mantado, que para PRS, não vinca, “porque está tudo consetrado por uma só pessoa, o presidente da República”.
Para o PRS, a descrelização do poder político, é também a autonomia política, financeira e administrativa, “vai dar de facto, aquilo que muitos querem que é, a separação dos orgãos”, disse, asseverando que, hoje temos um país, que cuase que os dois poderes Lesgilativo e o judicial, estão robocados sobre os poder Executivo”, assegurou.
“Singnifica dizer que aquilo que o presidente da República quiser, os juízes aceitam”. Segundo o político até para construir uma escola de tres salas de aulas e para ter farmacos nos hospitais, é preciso a autorização do titular do poder Executivo, que para os Renovadores Sociais, tais actos incultam o desenvolvimento do país.
António Solia Selende queistiona para quê serve os recursos mineirais, o petroleo, o diamante entre outros recursos. “sé nós de facto temos as riquezas, temos os diamantes, temos petroleo, temos o ouro, temos a terra e temos o homem em primeiro lugar, que é só valorizado dentro daquilo que é o programa do PRS”, disse.
O também candidato a deputado à Assembleia Nacional, pelo circulo provincial do Huambo, caso o seu partido ganha as eleições, o partido liderado por Benedito Daniel, estará premanentemente com a população.
“As pessoas hoje votam em pessoas que não os colhece e que não os rempresentam, nós tivemos deputados que todo tempo, foram simplesmente no parlamento cumprir uma agenda que é do partido não fazem a vontade dos angolanos e eleiger um deputado do PRS nós teremos a nos comprimeter com aquilo que os huambuenses precisam”, frizou.
O político foi mais longe ao afirmar que alguns deputados pelo circulo provincial do Huambo, foram simplesmente ao parlamento para apanhar somo pelo que só se espantam na hora para fazerem a votação.
Situanção social
A provincia do Humabo falta tudo um pouco, segundo António Solia Selende, coso seja eleito no parlamento, vai ter o abito para fiscalizar os gestores públicos, sobre tudo, nas unidades hospitalares sabar se os pacientes estam ser bem atendidos.
“Se nós passamos pelo hospital, os acompanhantes dos pacientes também são pacientes. Quem vai saudavel acompanhar o seu panciente, também sai também doente dos hospitais”, disse.
Acrescetando, “há uma vergonha aí onde estão os acompanhantes dos doentes, que os deputados nunca denunciaram que é sofrivel”.
Fonte: reporterangola.info