Saturday Maio 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ELEIÇÕES2022: SEGUNDA SÍNTESE DO DIA 

Luanda – À semelhança dos dias anteriores, os partidos concorrentes às eleições de 24 de Agosto desdobraram-se, esta terça-feira (10º dia de campanha), na caça ao voto, esgrimindo as suas propostas de governação para os próximos cinco anos.

Dentre comícios, passeatas e mobilização porta-a-porta, a melhoria das condições de vida da população tem dominado as promessas dos candidatos.

PHA

Na cidade de Ondjiva, província do Cunene, o Partido Humanista de Angola (PHA) definiu, esta terça-feira, o contacto directo com o eleitor como estratégia para obter o maior número de votos possíveis, no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto.

A estratégia prevê campanhas porta-a-porta, em mercados, paragens de táxis e outros locais de maior concentração populacional.

O PHA defendeu, no tempo de antena na Rádio Nacional de Angola que, caso vença as eleições, vai prestar uma maior atenção às mulheres vendedoras do sector informal, por serem as que mais sofrem com a pobreza e as desigualdades sociais.

P-NJANGO

 O presidente do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Jonatão “Dinho” Chingunji, disse que o seu partido é moderado e pela concertação de ideias para a resolução dos problemas da sociedade.

No seu tempo de antena na Rádio Nacional de Angola (RNA), o político disse que o seu partido é contra posições extremas, vela pela moderação onde as ideias são concertadas.

UNITA

Capacitar a mulher em matéria de empreendedorismo para a promoção do auto-emprego é uma das medidas a serem implementadas pela UNITA no quinquénio 2022/2027, caso venha a constituir Governo.

No quadro das prioridades para a classe feminina avançadas, esta terça-feira, no seu tempo de antena na Rádio Nacional de Angola (RNA), o partido propõe-se a atribuir subsídio de maternidade e construir creches públicas, para apoiar as famílias nas comunidades.

Na província do Bié desde domingo, o candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, vai interagir, quarta-feira, com o eleitorado durante um comício. O político esteve já em Benguela, Huambo, Cunene e Huíla.

Por outro, o partido prosseguiu a caça ao voto, esta terça-feira, no município do Lóvua, província da Lunda Norte, com uma campanha de mobilização porta-a-porta.  

FNLA

O presidente da FNLA, Nimi a Simbi, apelou esta terça-feira aos militantes do partido para se absterem de eventuais actos de intolerância política.

Num discurso proferido em Mbanza Kongo, província do Zaire, durante um acto de massas inserido na campanha para eleições gerais deste mês, o líder da FNLA reiterou que o seu partido é pela paz e harmonia social. 

No quadro do processo eleitoral, o antigo presidente da FNLA, Ngola Kabango, anunciou esta terça-feira a construção de um memorial em homenagem a Holden Roberto, líder histórico e fundador do referido partido.

Ngola Kabango fez esse pedido, durante a cerimónia que assinalou o 15º aniversário da morte de Holden Roberto, cujo acto decorreu junto do seu túmulo.

CASA-CE

O cabeça-de-lista da Convergência Ampla de Salvação de Angola Coligação Eleitoral (CASA-CE), Manuel Fernandes, trabalhou, esta terça-feira, nos mercados do Kikolo e Kwanzas, em Luanda, tendo explicado aos vendedores as políticas do seu plano de governo, caso vença o pleito, assente na ética, honestidade, transparência, profissionalismo e patriotismo como pilares estruturantes de toda a acção governativa.

Na província do Bié, a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) deu início a formação para formadores dos futuros delegados de listas, reunindo, numa primeira fase, 25 elementos.

APN

Na sequência da jornada de caça ao voto, o partido Aliança Patriótica Nacional (APN) intensifica a sua campanha, nos últimos dias, na província do Zaire, onde o presidente, Quintino Moreira, e correligionários transmitiram porta-a-porta o posicionamento do partido no boletim de voto, além de dar a conhecer o essencial do manifesto eleitoral e programa de governação para os próximos cinco anos.

PRS

Militantes do PRS na província da Lunda Norte iniciaram, esta terça-feira, uma formação, que envolve 446 delegados, com o objectivo de assegurar a contribuição destes de forma transparente e imparcial no pleito.

Os participantes vão apreender, entre outras, matérias ligadas à cartilha do eleitor, direitos e deveres dos delegados de lista, noções de assembleias de voto e de escrutinador, devendo transmitirem tal experiência a outros que trabalharão na condição de delegados.

O candidato do PRS a Presidente da República, Benedito Daniel, prometeu na comuna de Luma-Cassai, município do Dala (Lunda Sul), dar continuidade ao programa de transferências sociais monetárias (Kwenda), de iniciativa do actual Governo, caso vença o pleito de 24 de Agosto próximo.

MPLA

O MPLA afirmou que pretende reavaliar o sistema remuneratório da função pública, para tornar os salários dos profissionais mais compatíveis, pretensão que consta do seu programa de governação para o período 2022/2027, a ser implementado em caso de vitória do partido nas eleições gerais do dia 24.

A informação foi prestada, esta terça-feira, pelo membro do Bureau Político Manuel Nunes Júnior, aquando da apresentação do projecto de governo do partido em Luanda.

Por sua vez, o cabeça-de-lista do MPLA, João Lourenço, deslocou-se à província da Lunda Norte, onde discursa quarta-feira.

Já a  vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse esta terça-feira, em Ondjiva (Cunene) que o seu partido se propõe a promover o desenvolvimento equilibrado de Angola e do capital humano, com o aumento do acesso aos serviços de saúde e educação.

Para Luísa Damião, que falava num acto político de massas,  o foco do programa de Governo do MPLA para 2022 a 2027, caso vença as eleições, centraliza-se no homem, como principal riqueza do país, em detrimento dos recursos naturais.

Fonte: angop.ao

Visitas99

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *