Friday Setembro 20, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

MEA – MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS APRESENTA NOTA DE PROTESTO: SOBRE O FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA À CAMPANHA ELEITORAL

Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.Sir Arthur Lewis (economista britânico)

Eram apenas 4000 (quatro centos milhões de Kwanzas) para a campanha eleitoral  no entanto, todos os partidos políticos juntaram-se e apresentaram uma reclamação ao Presidente João Lourenço e este por sua vez , anuiu ao grito dos partidos políticos, autorizando um acréscimos substantivo da quantia inicial, na ordem de mil milhões de Kwanzas.

O Movimentos dos Estudantes Angolanos,  como uma organização da Sociedade Civil, é a favor  e, entende   que a democracia deve ser financiada porém, defendemos igualmente, que  a educação e o ensino  são os  elementos chave para a existência da  democracia, logo não é possível existir democracia sem  educação.

O MEA entende que a força, persistência e lobby demonstrados pelos partidos políticos para o aumento igual ou superior ao valor proposto para campanha eleitoral,  seria o mesmo na altura da discussão e aprovação do orçamento Geral do Estado fundamentalmente a verba ligada a educação.

Ou só há força, persistência e lobby em questões que a vos interessa ? E nenhuma sensibilidade com a educação e o ensino por conta de não sentirem na pele as agruras e martírios de uma escola pública?

“Seria uma atitude ingénua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica”.Paulo Freire

— Por isso é que os problema dos professores do ensino superior não fazem sentido nem para quem governa nem para quem almeja governar.  Mostraram-se surdos, cegos e mudos;

– Resolver a questão do Campos universitário nem por isso;

— Atribuir um valor para a investigação científica;

— Apetrechamento das Bibliotecas também não importa;

— Atribuir um valor ou subsídios de risco e isolamento aos profissionais da educação nas áreas mais recônditas para o país;

Pagamento de um salário justo ao profissional da educação nem no sonho, enfim (…)

Mas se de um lado temos um desgoverno avarento e insensível  com a questão da educação, do outro lado também temos uma oposição crematomaniaca.

Diante disto, o povo está segregado na tumba fria da lamúria e desgraça social premeditada.

O MEA, opõe-se veementemente a esta escumalha política e assume uma OPOSIÇÃO declarada pois, entendemos que investimento na educação e ciência é um factor inequívoco de desenvolvimento de Angola.

O MEA, acredita piamente no desenvolvimento sustentável do país com um investimento sério na educação e não com políticos egocêntricos e insensíveis.

Para terminar, o MEA, gostaria que este valor disponibilizado aos partidos políticos nesta época de campanha eleitoral, tivesse algum  impacto directo na vida dos estudantes angolanos,  mas parece que isso não passa de uma mera fertilidade imaginária, provocando um mero exercício quimérico.

MEA A EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

MEA POR EDUCAÇÃO QUE LIBERTA

MEA JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Luanda, aos 18  de Julho de 2022

Visitas117

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *