Friday Setembro 20, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ENDE DEIXA CENTRO DE ACOLHIMENTO COM 35 CRIANÇAS ÀS ESCURAS EM CACUACO 

O centro de acolhimento Lar de Nazaré Generosa, localizado no bairro da Vidrul, município de Cacuaco, e que acolhe 35 crianças com idades compreendidas entre 5 e 13 anos de idade, está privado de energia eléctrica, em consequência do corte efectuado pela Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).

Por: Kihunga Bessa

Segundo a fundadora e responsável do lar, irmã Generosa Canguya, a estrutura foi criada a 14 de Setembro de 1999, no bairro 4 de Fevereiro, no município de Cacuaco, onde permaneceu até 2012, altura em mudou-se para Vidrul.

A responsável fez saber que o centro deve aos cofres da ENDE um montante de 819 mil Kwanzas, acumulados desde 2012.

“Mas tudo deve-se ao facto do antigo coordenador do bairro da Vidrul, conhecido apenas por Gomes que, na altura, havendo necessidade de se colocar um PT, pediu-nos que cedêssemos uma parte do terreno a fim de não mais pagarmos a energia”, contou.

Acrescentou que já nos meses passados, um grupo de fiscais da ENDE chegou até à instituição fazer cobrança, onde foram informados do acordo com o ex-coordenador, mas estes disseram desconhecer do acordo e exigiram o pagamento da dívida.

A irmã Generosa Canguya informou também que desde 2015 até 2022, aproximadamente 2730 crianças que vivem ao arredor do bairro, estão fora do sistema do ensino, algo que preocupou a direcção da instituição.

Havendo necessidade de se edificar uma escola, a dirigente do lar bateu as portas de várias associações que responderam positivamente.

E, hoje, uma nova escola com uma arquitectura moderna, que alberga 20 salas de aulas e uma sala administrativa com todos os serviços está a ser erguida.

Disse ainda que dentro do espaço está ser erguida também um campo de basquetebol e um multiuso, com casas de banho extra para os utilizadores, uma cantina uma cozinha e um refeitório para a merenda escolar.

“Neste momento, o centro conta com 35 crianças e carece de quase tudo, mas principalmente a alimentação para ajudarmos as crianças desfavorecidas” , disse a irmã.

De recordar que o que mais preocupa à direcção do centro de acolhimento, são as fissuras que as paredes apresentam e que qualquer hora podem desabar. 

NA MIRA DO CRIME reduz a dívida de 819 para 150 mil kwanzas

A nossa equipa de reportagem deslocou-se até a Administração Municipal de Cacuaco para chegar a fala com responsável máximo, mas estes mostraram-se indisponíveis.

De seguida, rumamos até à direcção de Energia e Água do município, onde, na companhia da irmã, conseguimos negociar com as autoridades, e reduzir a dívida para 150 mil kwanzas, que devem ser pagas obrigatoriamente até a próxima semana.

Fonte: namiradocrime.info

Visitas100

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *