Wednesday Outubro 30, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

JORNALISTA SIONA CASIMIRO: SE ESTIVESSE EM VIDA FARIA 80 ANOS NO DIA 12 DE MAIO.

Siona Bole Casimiro Watulanta, mais conhecido por Siona Casimiro, o Decano dos Jornalistas em Angola, e o portador da primeira Carteira Profissional dos jornalistas angolanos n° 1, falecido a 9 de Fevereiro de 2023, em França, por doença aos 79 anos, se estivesse hoje em vida faria 80 anos no Domingo, 12 de Maio de 2024. Siona Casimiro (tio Sona) nasceu a 12 de Maio de 1944, em Matadi.

Uma referência e inspiração aos jovens aspirantes a profissão e não só, o Tio Siona, como era também carinhosamente tratado, era uma pessoa bastante profissional e sempre disponível a ensinar e falar sobre jornalismo aos que o solicitavam.

A partida para eternidade deste grande mestre, deixou um grande vazio na classe, visivelmente manifestada pelas mensagens de carinho e apreço que a família recebe, como também pelo seu legado deixado nos órgãos de comunicação onde passou.

Formado pelo Centro de Formação Profissional de Jornalistas (CFPJ) de Paris, França, é membro fundador do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e do MISA-Angola.

Um acérrimo defensor dos valores éticos e deontológicos da profissão, tendo recebido a carteira profissional pela primeira vez em 1969, após estagiar na Agência Congolaise de Presse (ACP).

Meritóriamente elevado ao estatuto de referência obrigatória da história da Angop, em particular e do jornalismo angolano, no geral, Siona Casimiro, um patriota de refinada qualidade, professor de várias gerações de jornalistas, afirmou-se como detentor de elevada capacidade de perceção e discussão dos fenómenos da profissão.

Foi Director de Informação da Angop, colaborou com vários jornais mundiais com destaque para franceses, a citar France Press e AP. Um dos poucos jornalistas angolanos que a 3 de Maio de 1992, participou na Namíbia na célebre conferência da UNESCO que consagrou o dia da Liberdade de Imprensa.

Foi editor chefe da Rádio Ecclesia e do Jornal o Apostolado da Igreja Católica de Angola, com vários livros publicados.

Foi consultor editorial e assinava a Crônica Visão Jornalística da Rádio Ecclesia.

Visitas431

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *