Friday Dezembro 27, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA CRIAÇÃO DE ACADEMIA DE CIBERSEGURANÇA

Angola vai criar uma Academia de Cibersegurança para garantir um serviço de telecomunicações e tecnologias de informação seguro e robusto em defesa dos utilizadores, anunciou esta segunda-feira, 12 de Junho, o Presidente da República, João Lourenço. 

No discurso de abertura da 3ª edição do Fórum Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (ANGOTIC 2023), que decorre em Luanda, o Chefe de Estado também referiu-se à criação de condições regulamentares no uso das redes de telecomunicações.

João Lourenço reconheceu que o sector das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação no país encontra-se em franco crescimento, e exemplificou com os últimos projectos concluídos e outros em preparação técnica.  

Citou a construção e colocação em órbita do satélite de comunicações “Angosat2”, como parte do Programa Espacial Nacional, as ligações terrestres e submarina em fibra óptica para Cabinda, o início da construção de um satélite de observação da terra e os projectos de expansão da Rede Nacional de Banda Larga em Fibra Óptica e de Televisão Digital Terrestre. 

João Lourenço destacou também a participação no consórcio do cabo submarino de fibra óptica internacional 2-África, acompanhado com o aumento dos programas de formação para os quadros jovens angolanos. 

Disse igualmente ter havido um crescimento de 55 por cento do serviço de telefonia móvel e uma taxa de penetração de 71 por cento, o que representa um crescimento de 49.5 por cento, e a taxa de crescimento do acesso à internet é de 20 por cento, tendo como referência o período de 2021 até ao primeiro trimestre do corrente ano.

Outro facto realçado pelo estadista angolano é o apoio do sector, com recurso a imagens de satélite, à agricultura, produção petrolífera, ao ordenamento do território, ramo mineiro, ambiente, controlo migratório ao longo das fronteiras e no estudo de soluções para mitigar a problemática da seca que assola ciclicamente o Sul do país, em particular as províncias do Cunene, do Namibe e da Huíla.

Nos restantes pilares do Livro Branco, a modernização tecnológica da administração pública e sua regulação e inovação foram também destacadas pelo Presidente da República, que considerou como fruto de uma forte parceria com o sector privado.

Afirmou que essa parceria permitiu atingir uma evolução significativa no uso de serviços digitais, desde a indústria ao comércio, banca, seguros, energia, saúde, passando estes sectores a ser liderados, cada vez mais, pelas empresas com um forte pendor na economia digital. 

A 3ª do ANGOTIC 2023, a decorrer até ao dia 14 deste mês, tem como objectivo a promoção de debates em torno de temas actuais, globais e futuros das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e a facilitação de redes para entidades governamentais, expositores e especialistas.

Visitas173

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *