Saturday Novembro 9, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

O PRIMEIRO- SECRETÁRIO DO MPLA NA LUNDA NORTE, ERNESTO MUANGALA, APELOU ESTA QUARTA-FEIRA, NO DUNDO, À PRESERVAÇÃO DA PAZ, ESTABILIDADE SOCIAL E POLÍTICA, EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DE ANGOLA.

AO DISCURSAR NUM ACTO DE MASSAS, NO ÂMBITO DA VITÓRIA DO SEU PARTIDO NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO, AGRADECEU À CONFIANÇA DA POPULAÇÃO DA LUNDA NORTE NO MPLA, PARA DAR CONTINUIDADE AOS VÁRIOS PROJECTOS DE IMPACTO SOCIOECONÓMICOS, COM O FOCO NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DOS ANGOLANOS.

NA OCASIÃO DEFENDEU, AINDA, QUE A PRESERVAÇÃO DA PAZ, BEM COMO A DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO E DE DIREITO, DEVE ESTAR NO TOPO DA AGENDA DOS ANGOLANOS.

“A FASE DAS DISPUTAS POLÍTICAS JÁ TERMINOU, AGORA PRECISAMOS COLOCAR DE LADO AS NOSSAS DIFERENÇAS E NOS UNIR PARA CONTINUAR A ERGUER O NOSSO PAÍS, ONDE O ESFORÇO DE TODOS É POUCO PARA O QUE DESEJAMOS PARA A NOSSA ANGOLA”, SUBLINHOU.

EXORTAÇÃO AOS JOVENS 

DE IGUAL MODO, EXORTOU À ABSTENÇÃO DOS JOVENS EM ACTOS DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL E OUTROS QUE COLOCAM EM CAUSA A ESTABILIDADE SOCIAL E POLÍTICA DO PAÍS.

PARA ERNESTO MUANGALA, “AS ELEIÇÕES NÃO REPRESENTAM O FIM DE TUDO, POR ISSO, APELAMOS À SERENIDADE, À CALMA, AO SENTIDO PATRIÓTICO E DE CIDADANIA, FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA A PRESERVAÇÃO DA PAZ”.

NO CÍRCULO PROVINCIAL DA LUNDA NORTE, SEGUNDO DADOS DEFINITIVOS DA COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL (CNE), O MPLA ELEGEU TRÊS DEPUTADOS E A UNITA DOIS.

GARANTIA DO BEM-ESTAR

POR SUA VEZ, O PRIMEIRO-SECRETÁRIO DO MPLA NO CUANDO CUBANGO, JOSÉ MARTINS, AGRADECEU E ENALTECEU HOJE O VOTO DE CONFIANÇA DO ELEITORADO NO SEU PARTIDO, O QUE VAI PERMITIR A EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO 2022/2027.

JOSÉ MARTINS FEZ ESTE PRONUNCIAMENTO NUM ACTO POLÍTICO, DURANTE O QUAL PROMETEU QUE O SEU PARTIDO “VAI SE ENGAJAR MAIS NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS” E EFECTIVAR OS PROJECTOS QUE VISAM O BEM-ESTAR DOS ANGOLANOS.

NO ACTO, O POLÍTICO SUBLINHOU QUE “A POPULAÇÃO DO CUCHI VOTOU NA PAZ, NA DEMOCRACIA E NO DESENVOLVIMENTO DAQUELE MUNICÍPIO”.

O DIRIGENTE REITEROU, TAMBÉM, A NECESSIDADE DA CONTÍNUA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DOS ANTIGOS COMBATENTES, BEM COMO DE OUTROS GRUPOS VULNERÁVEIS QUE CAREÇAM DE APOIO.

NO CÍRCULO PROVINCIAL DO CUANDO CUBANGO, SEGUNDO A CNE, O MPLA ELEGEU QUATRO DEPUTADOS DOS CINCO PREVISTOS.

RESULTADOS DO SUFRÁGIO

O MPLA VENCEU AS QUINTAS ELEIÇÕES GERAIS COM MAIORIA ABSOLUTA (51,17 POR CENTO), O CORRESPONDENTE A TRÊS MILHÕES 209 MIL 429 VOTOS, QUE RESULTARAM NA REELEIÇÃO DO SEU CANDIDATO, JOÃO LOURENÇO, BEM COMO A ELEIÇÃO DA VICE-PRESIDENTE, ESPERANÇA COSTA, ALCANÇOU 124 ASSENTOS NA ASSEMBLEIA NACIONAL.

A UNITA OBTEVE 43,95 POR CENTO (DOIS MILHÕES E 756 MIL 786 VOTOS), CORRESPONDENTES A 90 DEPUTADOS.

A SEGUIR ESTÁ O PRS, COM 1,14% (71.351 VOTOS), A FNLA, 1,06% (66.337 VOTOS) E O PHA, 1,02% (63 MIL 49 VOTOS), QUE ELEGERAM APENAS DOIS DEPUTADOS CADA.

A CASA-CE, COM 0,76 POR CENTO (47.446 VOTOS), NÃO CONSEGUIU ELEGER NENHUM DEPUTADO, TAL COMO A APN, COM 0,48 POR CENTO (30,139 VOTOS) E O P-NJANGO COM 0,42 POR CENTO (26.867 VOTOS).

ANGOLA REALIZOU ELEIÇÕES EM 1992, 2008, 2012 E 2017 E TODAS FORAM GANHAS PELO MPLA COM MAIORIA ABSOLUTA E QUALIFICADA (2017).  

Visitas217

19 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *