LIVRO DE OSVALDO MBOCO DESPERTA INTERESSE DE DIPLOMATAS
O livro “Política Externa de Angola, Principais Desafios e Perspectivas”, de autoria do especialista em Relações Internacionais Osvaldo Mboco, foi lançado, quarta-feira, em Luanda, tendo despertado o interesse de diplomatas.
O ministro das Relações Exteriores, que assinou o prefácio, considerou que a obra é um grande contributo à diplomacia nacional e internacional. Téte António disse estar certo de que a o livro trouxe assuntos importantes que marcam, hoje, a vida diplomática nacional e, sobretudo, internacionalmente.
“É uma obra vasta, mas que conseguiu, de alguma forma, capturar o espírito de síntese muito preponderante, a partir da nossa própria política externa, não apenas no continente africano. Portanto, para nós, é um livro de grande relevância”, regozijou-se o ministro, perante uma plateia composta por diplomatas, deputados, académicos e membros da sociedade civil.
O diplomata frisou, ainda, que o autor desenvolveu no livro, a partir da importância que o Governo atribui à política regional e continental, que, segundo Téte António, tem trazido benefícios.
O ministro das Relações Exteriores sublinhou, por outro lado, que o livro vai incitar os jovens académicos à maior leitura, sublinhando que “quanto mais lerem, maior é o conhecimento sobre a política externa de Angola”.
Autor regozijado
Para o autor da obra, Osvaldo Mboco, o livro representa mais uma conquista do trabalho que tem sido feito, com o objectivo de contribuir para o acervo biógrafo angolano, sobre determinadas matérias.
“Entendemos trazer agora a política externa de Angola, como uma das matérias que temos estado a cuidar e, por isso, pensamos que a mesma obra pode constituir-se em material de apoio para os estudantes, para a geração vindoura e, também, para todos aqueles apreciadores de matérias políticas e não só”, salientou.
O nosso objectivo, continuou o também professor universitário, vai ser sempre escrever para contribuir, significativamente, para o engrandecimento e a compreensão de vários factores, ao nível do entendimento da realização do Estado.
Questionado sobre a política externa de Angola, Osvaldo Mboco disse que o país está no seu melhor momento da Política Extrema, com uma actuação bastante significativa e que, de igual modo, há um reposicionamento no sistema internacional, que se quer “obter os melhores resultados”.