DOIS RECLUSOS RESTITUÍDOS À LIBERDADE NO ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO DE MOÇÂMEDES
DEMÉTRIO DE SEPÚLVEDA, ADMINISTRADOR DE VIANA DESVALORIZA O DECRETO PRESIDENCIAL VENDENDO TERRENO NA CENTRALIDADE VIDA PACÍFICA.
Demétrio António Braz de Sepúlveda, administrador de viana, desde Fevereiro de 2022 é acusado de vender terreno na Centralidade Vida Pacifica, junto o bloco 8, zona 2, o mesmo terreno até altura da sua venda já reinava o decreto presidencial em vigor da nova província Icolo Bengo e assim sendo o acusado já não devia vender e nem autorizar qualquer licença de obras no distrito do Zango agora pertence município do Calumbo.
A 14 de Agosto de 2023, o parlamento angolano aprovou na globalidade a divisão administrativa das províncias do Cuando-Cubango, Moxico e Luanda, com votos favoráveis do MPLA e “chumbo” da UNITA que pedia “autarquias já”. O FNLA, o partido Humanista, o PRS optaram pela abstenção.
Para o MPLA, a lei da Nova Divisão Administrativa visa melhorar a gestão do território e a distribuição dos recursos do país, tendo em conta o crescimento demográfico. Para os partidos da oposição, a iniciativa do Presidente João Lourenço é uma estratégia para adiar a realização das eleições autárquicas e não vai resolver os crônicos problemas econômicos e sociais que Angola vive.
O executivo de João Lourenço sustenta que a Nova Divisão Administrativa visa uma melhor gestão do território, nomeadamente, nos domínios político, económico e social, tendo em conta a distribuição equitativa dos recursos do país.
Lembrar que no dia 14 de Fevereiro de 2022, quando foi apresentado aos munícipes de Viana, Demétrio de Sepúlveda, disse ter aspectos muito pontuais para atacar, e este vai ser o seu foco, virado para a criação de condições de vida para as populações, do Município de Viana “Citação”
Recentemente o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República diz que não é urgente a criação de condições para novas províncias, que acabam de surgir da Nova Divisão Político-Administrativa do país, e justifica que é um processo gradual que não deve servir de lógica para condicionar da gestação dos territórios.
A nova divisão político Administra do país que entrou, formalmente, a partir de hoje, 1 de Janeiro de 2025, exclui os distritos urbanos da província de Luanda e os eleva a categoria de municípios.
2 Comments
Wow, this article is amazing! Your writing style is so engaging and kept me hooked from start to finish. The topic is so relevant and helpful. Keep creating!
Great post! Your insights are always so thoughtful and engaging. Keep up the fantastic work!