Friday Setembro 20, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

O GENERAL DA UNITA ESCREVEU: ASSANHADICE COM ISMOS E ISTAS DE RESGATES SEM FUTURO

É tão grave o texto que envolve os nomes do ex-Presidente da UNITA Mais Velho Isaías Henrique Ngola Samakuva e José Pedro Kaxihungo, escrito por Maria Eugênia Nassoma personalidade que as vezes se transfigura em Vatulembua, que merece resposta de distanciamento dos mencionados sob pena de ser interpretado com o alinhamento perigoso que mata em definitivo a credibilidade das pessoas que no passado tiveram papel relevante no Partido.

Primeiro, porque quem conhece profundamente a UNITA sabe que nunca existiu e nunca existirá o SAVIMBISMO como ideologia que os resgates tentam apregoar.

Enquanto vivo, o Presidente Fundador da UNITA Dr. Jonas Malheiro Savimbi, proibiu de forma terminante o uso do seu nome nas correntes de pensamento. Qual é a razão dessa corrente de pensamento intitulada de SAVIMBISMO pelo grupo do resgate que agora surge em apoio público ao Mais Velho Samakuva e ao Zé Pedro Kaxihungo?

Este desvio ideológico em relação a UNITA, que perspectiva deixará aos membros e militantes do Partido no XIV Congresso Ordinário?

Segundo, o fel expelido por ditos resgates contra o Presidente Legal da UNITA eleito e reeleito no XIII Congresso Ordinário da UNITA Adalberto Costa Júnior, Presidido pelo ex-Presidente da UNITA Mais Velho Samakuva, merece distanciamento sob pena de ser alinhado com o artigo de Maria Eugênia Nassoma, por que a liberdade de expressão de alguém não deve calar quem discorda dele sob pena de ser visto como estar de acordo.

Este alinhamento é tão perigoso que deixa a percepção pública de que as pessoas mencionadas no artigo de Maria Eugénia Nassoma são as principais mentoras deste movimento subversivo da UNITA.

Terceiro, as coceiras em volta dos resultados eleitorais obtidos pela UNITA, em 2022, num quadro mais amplo com a FPU (UNITA, BD, PRA-JÁ SERVIR ANGOLA e Sociedade Civil) é demonstrativo do mal que provocou nas hostes do MPLA e seus acólitos.

Afinal, passar de 51 à 90 Deputados significa regressão ou avanços? Ou teria sido melhor a nova Direcção da UNITA com Adalberto Costa Júnior estar associada a lógica de crescimento de 10% imposta pelo regime de eleição para eleição e assim, em 2022, em vez de 90 Deputados ter sido melhor o resultado de 61 Deputados para melhor unanimidade interna no Partido?

Finalmente, não se deve brincar, de forma reiterada, com o peso da História de um Partido Político como a UNITA.

Para as gerações futuras de angolanos e das nossas famílias, estar ligado a movimentos políticos subversivos de ordens constitucionais ou estatutários de um País ou de um Partido Político é nódoa que fica ad eternum.

Por Kamalata Numa – Luanda, 21/09/2024

Visitas37

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *