EMPREENDEDORISMO JOVEM EM ÁFRICA: ANGOLANA NZINGA ANTÓNIO VENCE PRÉMIO ANZISHA EDIÇÃO 2024.
O Prémio Anzisha, a principal iniciativa de empreendedorismo jovem em África, anunciou recentemente, 7 de Agosto, os vencedores da edição de 2024, durante a gala anual Entrepreneurship Education in Africa Awards (EEA –Prémios de Educação para o Empreendedorismo em África), realizada em Joanesburgo, África do Sul, sendo que o Jovem Ganês Mathias Yabe, a Angolana Nzinga Antonio, o Ganês Sharon Alyorneku e Ivo Bonfirm foram proclamados os grandes vencedores desta edição.
Cada prémio, embora distinto, reconhece a capacidade dos vencedores de transformarem com sucesso os seus negócios, e que para além de receberem 10 mil dólares cada, os vencedores terão acesso a um pacote de apoio abrangente que inclui coaching, mentoria, formação e oportunidades de networking.
A angolana N’zinga António, ganhou o prémio de excelência na entrega de sistemas, com a sua empresa Confeitaria Gailza, que é uma pequena pastelaria especializada na venda de bolos e produtos de confeitaria. O prémio reconhece a sua capacidade de melhorar significativamente as suas operações, otimizando o processo de fabrico e garantindo que os seus produtos chegam mais rapidamente aos consumidores.
Mathias Charles Yabe, do Gana, ganhou o prémio de criação de emprego, sendo que através da sua empresa, Ako Fresh, Yabe oferece aos agricultores serviços de conservação de alimentos e armazenamento refrigerado para prolongar o prazo de validade das colheitas. Esta iniciativa não só minimiza as perdas pós-colheita, como também é ecológica, dado que as instalações de armazenamento refrigerado são alimentadas por energia solar. A empresa cria empregos tanto direta como indiretamente ao longo da sua cadeia de abastecimento.
Sharon Alyorneku, do Gana, recebeu o prémio de narrativa. A sua empresa, Peng Street, é uma casa de moda que vende roupas modernas que satisfazem as necessidades de moda dos estudantes universitários em todo o seu país e no continente. É reconhecida por transformar a narrativa da moda africana para os jovens.
O Prémio Anzisha é o maior galardão de África para os seus empreendedores mais jovens, com idades entre os 15 e os 22 anos, e distribui anualmente mais de 140 mil dólares em apoio empresarial e prémios monetários a jovens empreendedores de todo o continente. Trata-se de um programa de bolsas de três anos para jovens empreendedores africanos.
Repórter Delgado Teixeira
1 Comments
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?