PRESIDENTE DA UNITA ACUSA GOVERNO AMERICANO DE ESTAR CONIVENTE AO SOFRIMENTO DO POVO ANGOLANO.
Foi por intermédio de uma entrevista exclusiva a Rádio Ecclesia de Benguela, uma emissora Diocesana Local, de que os Estados Unidos da América está a assumir duas posições, tal conforme acusa de serem “estranhas” e que têm demostrado interesses que colidem com a verdade.
“Tem havido uma postura americana que tem fechado os olhos ao estado actual do país, e aquilo que tem sido o desastre angolano, tivemos até pouco tempo a secretária de estado Hillary Cliton e definiu o modelo de cooperação com Angola, a sua embaixada recusa encontro com as organizações da sociedade civil e com a pluralidade, e isto é responsabilidade de quem está aqui como uma representação” afirmou o Presidente da UNITA, referindo que a Embaixada dos Estados Unidos em Luanda, está totalmente partidarização a favor do MPLA.
Adalberto Costa Júnior refere que não compreende como é possível que havendo relatórios do Fundo Monetário Internacional que elogiam o Governo Angolano, ao mesmo tempo que há outros relatórios que falam daquilo a que chamou de péssima gestão, mas ainda assim, conforme referiu ainda assim são aplaudidos.
ACJ fez saber que durante uma reunião recente com o Embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Michinge, expressou a insatisfação de seu partido com a suposta inclinação favorável dos norte americanos para com o Governo angolano, chegando mesmo alegando que em muitos casos, o Governo dos Estados Unidos tem ignorado certas situações em Angola.
“Os Estados Unidos não cooperam com o Governo de Angola, cooperam com o país, com os cidadãos, com a sociedade” apontou o político.
Estas declarações foram feitas à margem do lançamento do livro “Estado Pobre, Estado Rico” do Escritor Africano Greg Mills, na Cidade de Acácias Rubras.