Monday Abril 29, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

JFNLA: SECRETÁRIO GERAL DEFENDE A NECESSIDADE DE SE ELEVAR A DATA 15 DE MARÇO A FERIADO NACIONAL PELA DIMENSÃO POLÍTICO HISTÓRICA.

Reagindo a imprensa, este Sábado, 23 de Março, na Casa da Juventude em Viana, aquando do término da palestra realizada pela Direcção Nacional da JFNLA, braço juvenil, que o seu Secretário Geral defendeu a necessidade de se elevar a data de 15 de Março, a feriado nacional, fazendo referência que muitas datas ora comemoradas no país, não têm razão de ser, a olhar para a dimensão político-historica que a efeméride que afirma representa.

“Tanto o 4 de Janeiro, e o 4 de Fevereiro foram um ensaio, e o 15 de Março, também se revela de uma grande importância, e pensamos que nós FNLA se batamos e concretizarmos o nosso grande objectivo, que é elevar a categoria de feriado nacional, para despertar a consciência de todos os angolanos, e a nossa história” sustentou.

Carlos Cassoma avançou ainda que este 1° Encontro de Convergência Geracional, que teve como painelistas os mais velhos da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), como o Professor Doutor Fernando Pedro Gomes com o tema “a contribuição do Elna na conquista da independência nacional”, e o Secretário Geral do partido Laurindo Aguiar com o tema “a dimensão política e histórica do 15 de Março de 1961”.

Fernando Pedro Gomes levantou ao longo da sua exposição, questões as formas de participação activa e protagonismo do Exército de Libertação Nacional de Angola vulgo Elna, na conquista da independência do nosso país, a destacar a figura de guerreiro do fundador do partido Golden Roberto. Já Laurindo Aguiar referiu que esta data de 15 de Março, se reveste de uma dimensão inimaginável, a olhar para o impacto da sua forte história, embora acredita ser pouco popular, mas afirma a sua relevância justificando a sua tese com o facto de ser feriado nacional em Portugal, antigo colono.

A actividade contou com a presença massiva dos militantes, amigos e simpatizantes do partido, com realce aos membros do seu braço juveni, e Secretariado Executivo Provincial de Luanda, e a AMA, braço feminino.

O 15 de Março de 1961 é uma data que elementos da então União dos Povos de Angola (UPA), depois Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), atacaram fazendas de colonos portugueses e alvos das autoridades coloniais no norte do país.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas67

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *