Sunday Abril 28, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ACÇÃO JUVENIL PARA O DESENVOLVIMENTO FORMA E COMBATE DESNUTRIÇÃO A VÁRIAS CRIANÇAS NA ZONA DO MORRO DOS VEADOS.

São mais de quinhentas crianças residentes no Bairro Bela Vista, Distrito Urbano do Morro dos Veados, Município de Belas, Província de Luanda, que recebem todos dias aulas de alfabetização e refeição no Centro Comunitário da Acção Juvenil para o Desenvolvimento (AJD), uma associação cujos objectivos passam pelo combate a desnutrição, contribuir para a saúde pública, ensino e ocupação de tempos livres de adolescentes e jovens sobretudo em zonas recônditas da capital do país e não só.

Artur Pedro, Presidente da organização, lamenta a falta de apoio e parceiros empresariais, para continuar a desenvolver os projectos que a associação tem a implementar neste bairro, onde a maior parte das crianças estão com a saúde debilitada e desnutrida, e sem ter como aprender a ler e a escrever por falta de escolas públicas, e renda financeira para pagar um colégio.

O responsável lança apelo aos empresários no âmbito das suas responsabilidades sociais e a sociedade em geral, afim de se juntar a causa que a associação já desenvolve com muitos desafios há algum tempo, e faz de tudo para combater a desnutrição por intermédio do seu programa denominado sol nascente, que consiste em oferece-las uma tigela de sopa todos os dias “pedimos a quem enteressar ajudar-nos a ajudar estas crianças, dando apoio institucional e financeiros a associação, para que continuemos a proporcionar estas benesses a estas crianças, que a maioria delas chegaram aqui desnutridas, e está refeição como a única do dia” apelou.

Até ao momento, mais de milhares de crianças entre os 6 aos 14 anos, tomam a única refeição do dia, do tipo “sopa” neste centro comunitário, que possui uma cozinha igualmente comunitária para atender estas necessidades dos mais pequenos desta zona. Dados da AJD dão conta que muitas delas chegaram totalmente desnutridas, e que estão a recuperar o físico normal neste centro.

“Muitas delas vieram aqui com o quadro de desnutrição anemica aguda, mas que fruto do trabalho que temos desenvolvido aqui, está condição das crianças já tem melhorado consideravelmente” garantiu.

A Acção Juvenil para o Desenvolvimento foi fundada a 16 de Junho de 2001, e está presente nas províncias de Luanda e Bengo.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas108

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *